Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Operadores do sistema de justiça debatem as práticas ambientais, sociais e de governança

A 8ª reunião do Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) apresentou, na sexta-feira (05), o tema “Agenda ESG: futuro global?”. O encontro via plataformas Zoom e YouTube, contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“É um assunto que está em permanente evolução. Temos a preocupação com os juízes que estão ingressando na carreira. Eles precisam confrontar desafios e temas da modernidade do Direito Público e servirem adequadamente à sociedade brasileira. Espero que contribuições como essas ajudem a formação ética, jurídica e social dos magistrados”, ressaltou o desembargador Jessé Torres Pereira Junior, presidente do Fórum e doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao abrir o evento.

ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial chamada “Who Cares Wins”. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. (Fonte: https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg)

Palestras

A advogada Juliana Oliveira Nascimento, mestra em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), iniciou o evento com o tema “ESG vivo: a nova jornada da globalização pela transformação do capitalismo regenerativo e de stakeholder no mundo dos negócios”: “É um tema muito amplo, precisamos discutir acerca dele e, principalmente, consolidar a informação de que esse é um momento sem volta. Os aspectos ESG são fundamentais para as organizações e pautam agora, também, órgãos públicos e políticas de governo”.

Em seguida, “ESG e o Programa de Compliance” foi o tema abordado pela advogada e mestra em Direito pela Fordham University, Isabel Franco: “As empresas brasileiras já evoluíram, como o mundo inteiro, na questão do compliance, e nós sabemos que o ESG não vai demorar para ter o mesmo sucesso do compliance, mas temos os desafios por conta da própria cultura nos aspectos de governança, de cultura corporativa. Todos precisam estar alinhados.”

“ESG e o Agronegócio” foi o assunto tratado pelo o ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e procurador federal, Curt Trennepohl: “As regras de ESG e complicance já estão internalizadas pelo setor produtivo, pelo agronegócio no Brasil. As empresas estão trabalhando para implantar suas práticas de ESG e preocupadas com as regras de compliance. A legislação brasileira é extremamente protetiva, e não podemos ser acusados de um descaso com o meio ambiente”.

O presidente do Conselho de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), professor e consultor jurídico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Humberto Mota Filho, encerrou o encontro explicando sobre “A agenda ESG e os investimentos: responsabilidade social e ambiental no Brasil”: “Nós temos os desafios dessa jornada de inovação tecnológica a longo prazo, um desafio de coordenação política de coalisão de interesses”.

Transmissão

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=fS0MImb1WvU