Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Professores e operadores do sistema de justiça participarão da inauguração de novo Fórum Permanente da EMERJ

“A justiça restaurativa no Brasil: desenvolvimento, implementação e perspectivas futuras” é o tema que marca a primeira reunião do Fórum Permanente de Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O encontro, que acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro, é promovido em conjunto com o Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ).

O evento será presencial no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas Zoom e YouTube. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Justiça restaurativa

Tema do encontro, a justiça restaurativa é uma abordagem alternativa para a resolução de conflitos entre agressor e vítima, ou ofensor e ofendido. Há, também, a concepção de que é um conjunto de metodologias para a solução consensual de um conflito, a partir da participação ativa dos envolvidos. Um dos princípios da justiça restaurativa é promover a aproximação e a restauração entre as partes envolvidas. (Fonte: https://www.projuris.com.br/justica-restaurativa/).

Dia 8

A abertura do encontro será feita pela diretora-geral da EMERJ e coordenadora do NUPEPAJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); pelo presidente do Fórum, desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira; e pelo vice-presidente do Fórum, juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Participarão como palestrantes o professor e coordenador da linha de pesquisa em Justiça Restaurativa e Vitimologia do Instituto de Criminologia de Leuven, Ivo Aertsen, doutor em Criminologia pela Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica; e o advogado, professor e pesquisador Daniel Achutti, doutor em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Dia 9

Participarão da abertura do encontro o desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira e o juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick; e os palestrantes serão as professoras Fernanda Fonseca Rosenblatt, doutora em Criminologia pela Universidade de Oxford, e Raffaella Pallamolla, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do encontro. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8195

 

9 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)