Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Encontro na EMERJ avaliará o programa de uso de câmeras corporais pela PM de São Paulo

O sistema de câmeras corporais utilizado pela Polícia Militar de São Paulo será tema de debate promovido pelo Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O encontro, com tema “Avaliação do Programa de uso das câmeras corporais pela Polícia Militar de São Paulo: Resultados Preliminares”, ocorrerá no dia 01 de setembro, das 10h às 12h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Escola.

O presidente do Fórum e mestre em Política Criminal pela London School of Economics (LSE), desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, abrirá o encontro.

Palestrantes

Participarão do evento Joana Monteiro, professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE), coordenadora do Centro de Ciências de Dados Aplicados à Segurança da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutora em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO),  e Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais e coordenador da Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Debatedores

Também estarão presentes como debatedores a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), Bárbara Gomes Lupetti; o professor da EMERJ e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-Uerj) e doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1, Fernando de Castro Fontainha; e o docente e pesquisador da Universidade Friedrich-Alexander em Erlanger-Nuremberg e doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck, Cléssio Moura de Souza.

Câmeras corporais

Os batalhões da Polícia Militar de São Paulo que adotaram o sistema de câmeras pessoais tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto, segundo levantamento da corporação. Os equipamentos instalados nas fardas dos policiais registram áudio e vídeo em tempo real, e começaram a ser usados em 2020. Segundo a PM, a queda registrada é 10 vezes maior do que nos batalhões que não utilizam equipamentos.

Ainda de acordo com o levantamento da corporação, na comparação entre os meses de junho e outubro de 2019, 2020 e 2021, as ocorrências de resistência às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões que usam as câmeras operacionais portáteis. Nos demais batalhões, a redução no período ficou em 19,2%. (Fonte: Agência Brasil)

Transmissão

O encontro será transmitido via plataforma Zoom.

Inscrições

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8203

 

16 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)