Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretora de Patentes do INPI e coordenadora da Implementação do ENPI ministram aula inaugural sobre “Propriedade Intelectual”

“A propriedade intelectual como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico” foi tema da aula inaugural do curso de extensão “Propriedade Intelectual”, que ocorreu nesta quarta-feira (24), no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O curso é promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

A presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, mestra em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), destacou no início da aula: “Um tema que se apresenta com uma relevância cada vez maior pelo fato de vivermos em um mundo de dinâmicas inovações, e nada mais oportuno, um curso que tem como abordagem essa questão tão importante nos dias atuais”.

“A propriedade intelectual tem uma grande importância, e dentro do curso todos terão uma visão bem ampla sobre o assunto”, disse o integrante da ABPI e coordenador da formação, Luiz Edgard Montaury Pimenta, membro nato e ex-presidente da Associação.

“O tema central será sempre as pessoas, como elas vão usar essas ferramentas em prol do desenvolvimento da sociedade”, frisou a membra do conselho diretor da ABPI e coordenadora do curso, Renata Lisboa.

A aula

A diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Liane Lage, doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressaltou: “O direito da propriedade intelectual deveria ser incluído na formação escolar. Tudo ao nosso redor tem propriedade intelectual envolvida, seja nas patentes, marcas, desenhos industriais etc”.

“Vejo a importância de a Escola trazer esse conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, pois certamente, o profissional do Direito ficará à frente com algum problema da propriedade”, destacou a diretora.

Coordenadora de Implementação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) do Ministério da Economia, Natália Ruschel, abordou assuntos referentes à importância das patentes: “O que é necessário proteger não é só o produto em si, mas o conhecimento que nele está. O valor da identidade, imagem, autoria, tem cada vez mais significado. As pessoas se reconhecem nas mídias pela sua identidade, e a propriedade é um meio que ajuda a proteger, ao proporcionar um direito de tentar excluir outras pessoas de usarem a identidade, além dos aspectos civis e morais”.

“A propriedade intelectual é um direito de prioridade que dá o controle e exclusividade temporário sobre invenções e criações do intelecto”, finalizou Natália Ruschel.

O curso

O curso foi construído a partir de conteúdos especialmente desenvolvidos para tratar dos temas mais relevantes, atuais e inovadores sobre propriedade intelectual, entre alguns deles: “Marcas - da aquisição ao alto renome”, “A proteção jurídica das criações industriais”, “Questionamentos dos títulos de propriedade industrial no judiciário”, “Modalidades contratuais dos objetos de propriedade intelectual”, “Infração à ordem econômica e o CADE” e “Ações judiciais envolvendo Direito de Autor”; que serão proferidos por um corpo docente altamente qualificado de ministros, desembargadores, juízes e renomados juristas.

O objetivo principal é que, ao final dos três módulos, concluídas as 100 horas de aulas, o aluno seja capaz de identificar os ativos de propriedade intelectual, os direitos que permeiam a sua proteção e as medidas judiciais cabíveis para defesa.

À vista disso, o participante só terá direito ao certificado como título para concurso público comprovada 80% de frequência e obtendo mais de 80% de aproveitamento em prova objetiva, que será aplicada ao final de cada módulo. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma virtual até uma semana após o término do curso.

Descontos

A Escola oferece descontos para quem se inscrever no curso completo, composto por três módulos, que somam 100 horas de aulas: servidores terão desconto de 10%; associados da ABPI, de 5%; sócios-institucionais da ABPI, de 40%.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 04 de setembro, ou até o preenchimento das vagas, sendo destinadas a todos os profissionais e operadores do sistema de Justiça, serventuários, estudantes e ao público em geral.

 

Para as inscrições: https://emerj.com.br/site/curso/3/100

 

Fotos: Maicon Souza

 

24 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)