Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Evento sobre Direito Digital recebe ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva

Nesta sexta-feira (26), o Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), em conjunto com o Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e com o Fórum Permanente da Justiça na Era Digital, todos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoveu o evento “Direito Digital e novos direitos: os enunciados aprovados na IX Jornada de Direito Civil”.

O encontro ocorreu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas Zoom e YouTube, e contou com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva. Houve tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

Participaram da abertura do evento o presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); o presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital, desembargador Nagib Slaibi Filho, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj); e a presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, doutora em Direito pela Uerj.

“Temos palestrantes do mais alto nível, que fizeram parte da comissão que tratou dos novos direitos nessa IX Jornada e que vão falar sobre esse novo mundo que estamos vivendo. Direito Digital tem muita novidade, uma legislação nova que para muitos é desconhecida”, destacou o desembargador André Andrade. O desembargador Nagib também elogiou os palestrantes e ressaltou que o Fórum sempre precisa estar atento à atualidade em decorrência dos temas propostos.

A desembargadora Patrícia Serra pontuou: “Venho aqui para representar a Comissão Pedagógica e de Ensino da EMERJ em um evento de tamanha importância. De forma pioneira, a EMERJ entendeu por incluir em seu projeto político-pedagógico, a disciplina de Direito Digital. Fomos pioneiros em seguir a resolução do CNJ [Conselho Nacional de Justiça]”.

Palestrantes

O ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva, doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt, enalteceu a inclusão da matéria na grade curricular da EMERJ.

“Precisamos parabenizar a EMERJ por incluir o Direito Digital em seu currículo pedagógico. Espero que no futuro essa disciplina esteja na grade de todas as faculdades do Brasil. É um tema que tem surgido em várias publicações, com leis, regulações, diversas coisas que procuram uma definição mais sólida, um terreno que possa abrigar todos os temas”, disse o ministro, que complementou: “Foi uma experiência muita enriquecedora participar da IX Jornada, a qual resultou em 17 enunciados, em sua imensa maioria relacionada à proteção de dados, tema que tem sido muito debatido nos últimos anos”.

“Com muita honra, há algum tempo participo das jornadas e, para mim, é sem dúvidas o melhor evento de Direito Civil, pois lá existem pessoas muito qualificadas. Sempre saio melhor do que entro. É um espaço onde chamam professores, militantes e estudiosos em geral para dividir, com os ministros, a doutrina. Com isso, engrandecemos o debate, algo muito saudável”, comentou o advogado José Roberto de Castro Neves.

Também participaram do evento os advogados Danilo Doneda, doutor em Direito Civil pela Uerj; José Roberto de Castro Neves, doutor em Direito Civil pela Uerj; e Estela Aranha, presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e da OAB/RJ; a juíza federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região Caroline Tauk, mestre em Direito Público pela Uerj; e a professora e pesquisadora Laura Schertel Mendes, doutora em Direito Privado pela Universidade Humboldt de Berlim.

Transmissão

Para assistir à transmissão completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HoM6OPqt-DM

 

Fotos: Taisa Cavalcante

 

26 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)