Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Aula magna da presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis, abre o 2º semestre de 2022 na EMERJ

No próximo dia 9 de setembro, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) receberá a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), para a aula magna que abrirá o 2º semestre de 2022. O tema será “Integridade judicial e ética”.

A diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), abrirá o encontro e presidirá a mesa presencialmente no Auditório Antônio Carlos Amorim.

A ministra

Paulista, a ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura é bacharel em Direito, mestre e doutora em Direito Processual pela USP, faculdade em que leciona na graduação e na pós-graduação, além de atuar na orientação e participação em bancas de mestrado e doutorado.

Na magistratura, atuou como membra da Comissão de Regimento Interno do STJ, de 2009 a 2010; foi presidente da Sexta Turma do STJ, de 2010 a 2012; presidente da Terceira Seção do STJ, de 2011 a 2013; membra da Comissão de Jurisprudência, de 2010 a 2018; membra da Sexta Turma e da Terceira Seção do STJ, de 2006 a 2018; ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2013 a 2014; ministra auxiliar de Propaganda do TSE, de 2013 a 2014; ministra efetiva do TSE, de 2014 a 2016; corregedora-geral eleitoral, de 2015 a 2016; diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), de 2016 a 2018; membra do Conselho Superior da ENFAM, de 2018 a 2020; corregedora-geral da Justiça Federal, de 2018 a 2020; e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, de 2018 a 2020.

Conferencista em todo o território nacional e em diversos países, a magistrada também é autora e coautora de livros, como: “A prova por indícios no processo penal”, “Justa causa para a ação penal”, “As reformas no processo penal”, “Anistia, Justiça e Impunidade: reflexões sobre a justiça de transição no Brasil” e “Doutrinas essenciais: Processo Penal”.

Por todo o seu trabalho e destaque na magistratura, a ministra Maria Thereza já foi condecorada com duas medalhas, são elas: Colar do Mérito Judiciário Militar Paulista, concedida pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), em outubro de 2021; e a Medalha de Ordem e Mérito Judiciário do Pará, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em dezembro de 2019.

Integridade judicial

Tema da aula, o tema “Integridade judicial e ética” já foi debatido pela ministra em outra ocasião. Em abril de 2018, durante um workshop na Escola Paulista da Magistratura (EPM), a ministra Maria Thereza afirmou que não há Estado de direito pleno sem um Judiciário integro, imparcial, independente, transparente e diligente. A magistrada destacou: “Precisamos construir um Judiciário que no seu modo de ser e agir sirva de modelo e exemplo para os demais poderes no combate à corrupção”.

Em outubro de 2021, a Cúpula Judicial Ibero-Americana (Cumbre) aprovou, durante Assembleia Plenária da sua vigésima edição, a criação da Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial. Na ocasião, a então corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza, foi eleita para ser membra do Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual compõe até os dias atuais.

Inscrição

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento, e poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8211

 

2 de setembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)