Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Magistrados e professores participam de evento na EMERJ sobre enunciados aprovados na IX Jornada de Direito Civil

Nesta quinta-feira (15), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissões via plataformas Zoom e YouTube, o evento “Enunciados aprovados na IX Jornada de Direito Civil – STJ”.

O encontro foi promovido pelo Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza em conjunto com o Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, com o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ) e com o Núcleo de Pesquisa em Ambiente e Moradia (NUPEAMIA), todos da EMERJ.

Abertura

Na abertura do encontro, a diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), destacou: “As relações sociais nos dias atuais são voláteis, diferenciadas, complexas e absolutamente surpreendentes, sendo a mutabilidade uma das mais difíceis características do novo momento social em que se interlacionam o mundo antigo, que teima em remanescer, ao lado de um universo inteiramente novo, desconhecido e que busca se apresentar. O Direito Civil é o fiel da balança, ele tenta, através da jurisdição atenta e cuidado da magistratura, equilibrar os interesses, garantias e direitos subjetivos”.

Enunciados

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2) e doutor em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Guilherme Calmon, foi o primeiro a palestrar no evento. O magistrado destacou quatro enunciados da comissão de Direito Digital.

“Gostaria de chamar a atenção para quatro enunciados, são eles: o 677, que diz que “A identidade pessoal também encontra proteção no ambiente digital”; o 687 aponta que o “Patrimônio digital pode integrar o espólio de bens na sucessão legítima do titular falecido, admitindo-se ainda sua disposição na forma; o 691, que alerta: “A possibilidade de divulgação de dados e imagens de crianças e adolescentes na internet, deve atender ao seu melhor interesse e respeito aos direitos fundamentais, observados os riscos associados a superexposição”; e, por fim, o 693, que fala: “A proteção conferida pela LGDP não se estende às pessoas jurídicas, tendo em vista sua finalidade para proteger a pessoa natural”, disse o palestrante.

“No enunciado 652, diz: “É possível opor exceção de contrato não cumprido com base na violação de deveres de conduta gerados pela boa-fé objetiva”, ou seja, ele diz que também posso dizer que não vou realizar minha prestação se a outra parte, o contratante, descumprir os deveres anexos ao contrato, como lealdade, transparência, informação e cortesia”, pontuou o presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza, coordenador do NUPEAMIA e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

Acerca de “Responsabilidade Civil”, a presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da EMERJ e doutora em Direito pela UERJ, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira disse: “Há três fenômenos afetam o instituto da responsabilidade civil, e aos que estão iniciando, o que é responsabilidade civil? De forma simples: a obrigação de indenizar. Os fenômenos que nos atingiram foram a objetivação da responsabilidade civil, a massificação social e a coletivização dos direitos”.

"Foi uma alegria muito grande participar da Jornada, desse momento de estudos. É uma oportunidade ímpar, torço para que outras pessoas do Tribunal tenham a oportunidade, pois o aprendizado é grande. A Jornada trouxe a possibilidade de pensarmos o Direito como ciência, algo que nos faz sair completamente da "caixinha". Existe uma norma ​que precisamos seguir, pois sem isso cada um pensaria algo, o mundo ficaria louco. Temos que falar sobre como pensar a ciência fora daquela regra, no tempo, no momento circunstancial", disse a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves.

A desembargadora Cristina Serra Feijó, mestra em Gestão Executiva Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membra do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, falou a respeito do enunciado 656: "Os contratos de seguro têm peculiaridades muito grandes, pois exigem uma boa-fé qualificada. O texto legal diz que tanto o segurador quanto o segurado precisa​m guardar a mais estrita boa-fé, não apenas a objetiva, mas a subjetiva também. Tudo é com base na confiança. É preciso que o segurado informe todos os riscos que ele imagina que estará sujeito, para que o segurador possa pensar um contrato que o atenda".

Em seu texto, o enunciado 656 diz: "Do princípio da boa-fé resulta o direito do segurado, ou do beneficiário, de acesso aos relatórios e laudos técnicos produzidos na regulação do sinistro".

Durante o encontro, foram debatidos os temas: “Parte Geral”, “Responsabilidade Civil”, Direito dos Contratos” e “Direito das Coisas”. Também estiveram presentes o presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, mestre pela UERJ e professor, desembargador Carlos Santos de Oliveira; o presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade e professor, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres; e a professora Claudia Franco Corrêa, doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGM).

Transmissão

Para assistir à transmissão completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=MwctmdJ4ir0

Fotos: Jenifer Santos

 

15 de setembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)