Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Embaixador da República da Turquia participa de webinar na EMERJ

O Fórum Permanente de História do Direito, em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoveram o evento “Turquia em seus múltiplos aspectos”, nessa quarta-feira (21). Com tradução simultânea para inglês e português, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o encontro foi realizado vias plataformas Zoom e Youtube.

“O Direito está inserido dentro da cultura de um povo, por este motivo, para se compreender o Direito, precisamos estudar a história e a cultura desse povo. A República da Turquia, que completará 100 anos em 2023, é o berço de uma importante cultura que sempre dialogou com o oriente e ocidente”, exaltou o presidente do Fórum e coordenador do Núcleo, desembargador Carlos Gustavo Vianna Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), na abertura do encontro.

“As relações culturais têm transformado o país, que está envolvido em políticas internas e de grande dimensão em valores humanitários”, analisou o embaixador da República da Turquia no Brasil, Murat Yavuz Ateş, mestre pela Escola de Direito e Diplomacia da Universidade Tufts Fletcher.

“O Brasil é o nosso maior parceiro comercial, e nos últimos anos aumentamos as relações econômicas. Com isso, os números comerciais chegam a valores recordes. Essa parceria é importante e precisamos continuar”, comemorou o embaixador.

Um panorama da República da Turquia nas vésperas de seu centenário

“Importante olhar a história recente da Turquia para pensar o Brasil de hoje, em várias questões, mas, sobretudo, em qualidade da democracia”, frisou a professora Monique Sochaczewski, doutora em História, Políticas e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV).

A língua turca: traduzindo para o português a obra “Uma Mulher Estranha”, de Leylâ Erbil

O professor Marco Syrayama de Pinto, doutor pelo Departamento de Estudos da Tradução da Universidade de São Paulo (USP), foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2011 com a tradução da obra “Dede Korkut Oğuznameleri” e avaliou: “Vindo de um país que não tem – ou tinha – forte tradição no feminismo, é uma temática importante de ser divulgada e que tive o privilégio em traduzir”.

O islã político na Turquia no contexto do Oriente Médio contemporâneo

“A ideia é tratar o Estado turco com a religião, marcado pelo secularismo, que é uma forma de estruturação da vida social e política bastante particular, que se estrutura em diálogo com a religião que procura remover da esfera pública”, finalizou o professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, doutor em Antropologia pela Boston University e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Transmissão

Para assistir ao evento na íntegra, CLIQUE AQUI

 

Fotos: Maicon Souza

22 de setembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)