Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Operadores do sistema de Justiça participam do quarto dia da “Semana de Direito Penal e Processo Penal” na EMERJ

Nesta quinta-feira (22), o Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu o penúltimo dia da “Semana de Direito Penal e Processo Penal - questões controvertidas na jurisprudência dos tribunais”, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas Zoom e YouTube.

A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), abriu o evento: “É uma oportunidade de imersão no universo de novas leis penais e, certamente para todos nós, uma chance de pensar o processo penal de maneira mais contemporânea e adequada à realidade da sociedade brasileira”.

O desembargador José Muiños Piñeiro Filho, presidente do Fórum e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), acrescentou: “Estamos fazendo um somatório de informações e análises sobre o Direito, e quero crer que iremos atender as necessidades de todos”.

Pacote anticrime – avanços ou retrocesso?

“O pacote é um grande retrocesso e falha miseravelmente, com imperfeições e contradição do que se quis fazer com a lei”, pontou a promotora Cláudia Barros Portocarrero, professora de Direito Penal da EMERJ.

A professora Ana Cristina Mendonça acrescentou: “O pacote surgiu como um grande clamor de combate à corrupção e à impunidade, mas não é o momento mais adequado para qualquer alteração legislativa”.

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Abel Fernandes Gomes, membro do Fórum e mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi o moderador do primeiro painel do dia.

Abuso de autoridade e violência institucional

No segundo painel, a juíza federal Adriana Cruz, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e pela Uerj, pontuou: “Porque o legislador, ao cuidar do tema, não se preocupou com o advogado. É necessário pensar também no profissional do advogado”.

A advogada Márcia Emerentina dos Santos, especialista em Direito Público e Tributário pela AVM Educacional, foi a moderadora. A delegada Fernanda Santos Fernandes e o professor Júlio César de Sá da Rocha, doutor em Direito pela PUC-SP, foram os debatedores.

 

Para assistir ao evento na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uUe0hGBdtUM

 

Fotos: Jenifer Santos

22 de setembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)