Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Estudantes de Direito participam de evento para conhecer a EMERJ

Nesta quinta-feira (29), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu suas portas para estudantes de Direito do nono e do décimo períodos de universidades públicas e privadas conhecerem mais sobre a instituição.

Participaram do encontro, realizado no Auditório Desembargador Joaquim Antônio Vizeu Penalva Santos,  a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); a diretora do Departamento de Ensino, Ana Paula Teixeira Delgado, doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); a secretária-geral, Luiza Alves de Castro, mestre em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e o juiz e professor Eric Scapim Brandão, especialista em Direito Público e Direito Privado pela EMERJ.

EMERJ

Na abertura do encontro, a diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, enalteceu a qualidade dos docentes.

“Aqui na Escola, temos uma equipe de professores que é escolhida entre os melhores magistrados no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Com ‘melhores’ quero dizer os mais técnicos, que dominam a disciplina que dão aulas, mas mais do que isso, aqueles que têm uma postura de colaboração com o Tribunal. Temos a missão de mostrar para os alunos que estão conosco, que querem ser futuros magistrados, que uma postura de cooperação com o Poder Judiciário é muito importante”, disse a magistrada.

O trabalho de um juiz

O juiz Eric Scapim conversou com os alunos e deixou um aprendizado: “Enquanto juiz ou juíza, estamos na grande maioria das vezes resolvendo conflitos entre pessoas. Qual é o fim primordial da jurisdição? Resolver conflitos de interesse, algo que você aprende em Processo Civil, mas não basta resolver esse conflito dando uma canetada, isso não adianta em nada. Muitas vezes, há algo além da normatividade, além do conteúdo jurídico propriamente dito. O juiz precisa saber quando e como decidir. Não existe uma fórmula pronta”.

Conhecimento       

“Nós temos 41 Fóruns Permanentes que fazem reuniões gratuitas sobre os temas mais atuais do Direito. Convido a todos que acompanhem em nossas páginas as datas dos eventos, pois podemos ter uma matéria, um tema que na faculdade achamos que não ficou muito claro, mas a reunião do Fórum pode trazer um esclarecimento, contribuir para o aprendizado”, pontuou a secretária-geral da EMERJ, Luiza Alves de Castro.

Ingresso na EMERJ

A diretora do Departamento de Ensino, Ana Paula Teixeira Delgado, explicou: “Hoje em dia, temos dois cursos preparatórios para ingresso na EMERJ, que são o PREMERJ, que dura quatro meses, e o intensivo para a prova da EMERJ, que dura dois meses, de forma on-line. Além disso, temos o curso de especialização, o mais procurado, que tem duração de três anos, com a divisão de seis semestres, chamados de CPI, CPII, CPIII, CPIV, CPV e CPVI. Temos um orgulho imenso de termos formado, ao longo dos anos, magistrados e outros operadores do sistema de Justiça tão bem-sucedidos”.

 

Fotos: Maicon Souza

 

29 de setembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)