Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ debate “Metaverso – cenários futuros do Direito Empresarial”

Nessa segunda-feira (03), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, por meio do Fórum Permanente de Direito Empresarial, o evento “Metaverso – cenários futuros do Direito Empresarial”, com transmissão via plataformas Zoom e YouTube e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

“O caminho inexorável é uma regulamentação, tal como hoje o Senado está examinando a regulamentação da inteligência artificial, limitações e responsabilidades. Não teremos como escapar disso”, afirmou o presidente do Fórum, desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, mestre em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Palestras

Ligia Zotini, mestre em Global Talent Management pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e eleita como uma das cinco melhores especialistas no país na Projeção de Cenários Futuros pela revista HSM em 2022, frisou: “A tecnologia humana mais importante é a consciência. É ela que nos fará permear esse novo jogo chamado metaverso, com autonomia e protagonismo ou como um grande joguete. Em um mundo onde pós-verdades e deepfake coexistirão com verdades pessoais e sutis, se torna essencial ter fluência empática. Somente os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros que vão ser altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biossensores no metaverso. Precisaremos desenvolver um novo Judiciário baseado também em nossas tecnologias humanas”.

“O metaverso já chegou, ele só não está pronto. É um processo que está em andamento, não está nem próximo da sua versão que pareça mais impactante”, pontuou o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), Carlos Affonso de Souza.

Debatedores

O vice-presidente do Fórum, desembargador Antônio Carlos Esteves Torres, e o professor coordenador do Núcleo de Estudos de Direito de Empresa e Arbitragem (NDEA) da FGV e doutor pela Université Toulouse 1 Capitole – Centre de Droit des Affaires, Márcio Souza Guimarães, acadêmico fundador da Academia Brasileira de Direito Civil (ABCD), também participaram do encontro.

 

Fotos: Taisa Cavalcante

04 de outubro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)