Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ recertifica o sistema de gestão de qualidade na norma ISO 9001:2015

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu, nesta sexta-feira (07), a recomendação da Fundação Vanzolini, instituição certificadora credenciada do Inmetro, que recertifica a Escola de acordo com a norma NBR ISO 9001.

A recomendação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido dentro do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com o cumprimento de regulamentos, legislações e exigências de caráter normativo.

“Dentre tantos benefícios da certificação, o maior deles é você trabalhar com os processos de trabalhos integrados. Nós temos a visão de como realizar demandas para atender aos clientes internos e externos e verificar se todos os requisitos foram atendidos, tanto os estatutários quanto os das expectativas”, analisa Paula Fernanda Mello Lage de Souza, assessora de Gestão Estratégica da Escola.

Em todo o país, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.

A equipe de auditoria concluiu que está adequado o escopo do sistema de gestão nos macroprocessos: formar e aperfeiçoar magistrados, atualizar e especializar profissionais do Direito, administrar recursos e logística e realizar administração superior.

“Nós começamos a trabalhar de forma mais planejada, e por isso trabalhamos muito com a análise de risco, que antevê os possíveis problemas, e estabelecemos respostas para imprevistos”, concluiu Paula Lage.

Segundo o relatório da auditoria, os aspectos relevantes que demonstraram a efetiva manutenção do sistema de gestão foram: o comprometimento da direção e de todo o pessoal com o sistema de gestão de qualidade; os planos de ação amplos e abrangentes decorrentes do Resumo de Deliberações da diretoria da Escola; auditoria interna abrangente com profundidade de investigação; prêmio CNJ “Memória do Poder Judiciário”, obtido em maio de 2022 pelo Projeto de Digitalização das Obras Raras e disponibilização no site da biblioteca; e a iniciativa da realização do evento internacional de Direito Constitucional Lusófono.

ISO 9001:2015

A certificação atesta a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.

 

Fotos: Maicon Souza

07 de outubro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)