Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Fórum Permanente de Direito da Cidade discutirá sobre “Parques e jardins nas cidades”

No dia 21 de outubro, o Fórum Permanente de Direito da Cidade, em sua 50ª reunião, promoverão debate sobre “Parques e jardins nas cidades”, a partir das 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Abertura

O evento, que terá transmissão via plataforma Zoom, será aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e pela membra do Fórum, Vânia Siciliano Aieta, doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Parques e jardins nas cidades

Área verde em estruturas urbanas é de importância vital, pois funcionam como pulmões para a comunidade. No país, pelo menos seis grandes cidades estão entre as mais arborizadas e todas elas contam com espaços verdes em suas áreas urbanas: o Parque Farroupilha, em Porto Alegre; Flamboyant, em Goiânia; Serra do Curral, em Belo Horizonte; Lagoa do Taquaral, em Campinas; Jardim Botânico, em Curitiba; e o Ibirapuera, em São Paulo. Essas áreas ajudam a regular o clima devido ao excesso de cimento nas metrópoles, que não consegue reter a umidade.

A presença de árvores nas vias também é de impacto favorável na vida das cidades. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo estão no topo do ranking de cidades mais arborizadas.

(Fonte: Portal G1 https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/07/23/entenda-a-importancia-dos-parques-para-o-equilibrio-das-metropoles.ghtml)

Palestrantes

A secretária judiciária da secretaria-geral da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Ana Luiza Claro, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e em Direito Eleitoral pela Uerj, será palestrante ao lado do cientista político, Everton Gomes, líder da Realidade Climática no “The Climate Reality Project” e coordenador do Grupo sobre Mudanças Climáticas da  Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e Caribe (COPPPAL) e do Grupo Rio Bora Praça.

Inscrição

Para se inscrever, CLIQUE AQUI

Serão concedidas horas de estágios pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento.

 

11 de outubro de 2022 - 11h

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)