Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ inaugura retrato da professora Tatiana Batista na Galeria dos Conferencistas Eméritos

“O professor é uma das figuras mais importantes para a formação de um indivíduo e, consequentemente, para a estruturação de toda e qualquer sociedade. Hoje, véspera do Dia dos Professores, a EMERJ lembra de todos os seus docentes e homenageia uma professora que tem se demonstrado rara, uma educadora diferenciada, mestra do saber jurídico, mas também do saber humano: Tatiana Batista”, destacou a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), na abertura da solenidade desta sexta-feira (14).

Por todo o conhecimento partilhado em mais de uma década de carreira acadêmica, a EMERJ homenageou a professora Tatiana Batista, especialista em Direito Público e Privado pela instituição, com a inauguração de seu retrato da Galeria dos Conferencistas Eméritos. A solenidade ocorreu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via YouTube.

“Ao inaugurar o retrato da professora Tatiana na EMERJ, homenageamos todos os professores da Escola que são autoridades de um conhecimento indispensável para a construção de uma sociedade que visa ser cada vez mais justa, humana e ética. Nossas saudações e muito obrigado a todos os docentes por seu dia, por todos os dias e por sua vida na docência”, disse a desembargadora Cristina Gaulia.

Homenagem

Aclamada e aplaudida por um auditório repleto de professores, alunos e funcionários da EMERJ, a professora Tatiana Batista agradeceu: “Tenho uma gratidão muito grande a todos que fazem parte dessa Escola, sejam alunos, colegas da docência ou funcionários, pois nos tornamos amigos ao longo dessa trajetória. Me enche de honra o fato de essa homenagem ter vindo da gestão da desembargadora Cristina Gaulia, uma mulher contemporânea, que é uma inspiração para mim tanto como professora quanto como futura magistrada”. A professora homenageada foi aprovada no concurso para juíza do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e aguarda a data da posse.

“Quero dedicar esse dia, também, aos meus amigos, irmãos de vida, que com certeza me veem uma pessoa melhor do que sou. Sem eles eu não seria nada. A grande maioria dos meus amigos, a família que eu tenho, foi formada pela EMERJ”, disse a professora.

Emocionada, Tatiana Batista dirigiu seus últimos agradecimentos aos alunos.

“É fácil deixar um professor sem palavras, basta falar sobre ele, sobre seu trabalho em uma escola. Me faltam todas as palavras hoje, mas me sobram emoções. Quero que cada um dos meus alunos saiba a importância que tem em minha vida. Um professor sem aluno não é nada, o docente não teria com quem compartilhar conhecimento. Me sinto mais que honrada, é um privilégio servir à educação”, concluiu.

“Os professores, mesclando suas atividades curriculares com diferentes ferramentas tecnológicas pedagógicas, conseguem dia a dia assegurar que cada criança, adolescente e adulto de nosso país tenha as condições necessárias para continuar tendo acesso a um processo justo de aprendizagem. Para que nosso país se desenvolva, precisamos ter como certo que nunca podemos parar de aprender e que no decorrer da vida as vocações se fazem e se refazem. O importante é ter uma formação e fazê-la instrumento de transformação social”, ressaltou a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Gaulia.

A ex-aluna da EMERJ Bruna Mariano Rodrigues, que concluiu o curso de especialização em Direito Público e Privado este ano, também homenageou sua ex-professora.

“Quantas vezes não só eu, mas outros alunos, chegava para a Tati [Tatiana] para levar uma angústia pessoal, um sentimento de que tudo estava dando errado, e ela nos recebia com um sorriso, dizendo que ficaria tudo bem. Poder me ver espelhada, ter alguém semelhante a mim ocupando um espaço como esse é pensar que, sim, tudo é possível. A Tatiana é uma mulher de Campo Grande, de onde vim, preta, que sabe onde quer chegar. Essa homenagem foi uma iniciativa muito importante da EMERJ”, comentou.

A homenageada

Tatiana Batista se formou no projeto de monitoria e é professora da EMERJ há 12 anos. É uma das professoras mais homenageadas pelos alunos. Professora de Direito Constitucional e de Direitos Humanos na EMERJ, também ministra aulas na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj) e no Supremo Concursos. Anteriormente, foi advogada e gerente jurídica de empresas.

Em 2006, se formou em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). No ano seguinte, ingressou na pós-graduação da EMERJ e, no mesmo ano que concluiu a especialização, 2010, passou a integrar o corpo docente da Escola.

Transmissão

Para assistir à transmissão da homenagem, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tuiQRWS6nR8

 

Fotos: Maicon Souza

 

14 de outubro de 2022

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)