Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Professores brasileiros e italianos participam da V Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado

O Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta terça-feira (25), o primeiro dia da V Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado, que nesta edição trata de “Mecanismos de tutela efetiva das obrigações: panorama Brasil-Itália”.

O encontro ocorreu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão para as plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea de italiano para português – e vice-versa.

Direitos das Obrigações e segurança jurídica

Dividido em dois painéis, o evento iniciou com a proposta de falar dos meios de produção ao devedor inadimplente. O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), comentou: “É muito importante que tenhamos um sistema jurídico que seja confiável, seguro, previsível e, em especial no Direito das Obrigações, que os aspectos de previsibilidade e confiabilidade sejam centrais naquilo que envolvem as relações entre os sujeitos no plano”.

Impenhorabilidade do bem da família no Brasil: o projeto de Lei nº 4.188/2021

“No ano passado, foi criado esse projeto de lei que busca regulamentar diversas garantias. Esse projeto mexe com o Código Civil, muda completamente a alienação fiduciária, pois agora é o cartório que faz tudo, ou seja, alivia para os juízes”, ressaltou o presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, doutor em Direito pela Uerj.

A proteção à residência familiar na Itália

“Esse regime geral que todos conhecem, de penhorar um imóvel, apresenta uma série de reflexões. A pandemia levou o jurídico italiano a pensar em introduzir um regime excepcional, que possa servir para cuidar de determinados devedores, por se encontrarem em uma condição de dificuldade objetiva”, disse o professor italiano Mauro Grondona, da Universidade de Gênova, a respeito de uma mudança ocasionada pela pandemia da covid-19.

Mecanismos de autotutela das obrigações

No segundo painel do dia, foram tratados os temas: “A cláusula penal na jurisprudência do STJ: os temas 970 e 971” e “A cláusula penal no Direito Comparado: pontos principais”, nos quais participaram as professoras Patrícia Cardoso e Francesca Benatti.

“Esses dois temas são muito relevantes para a questão imobiliária, já que tratam das penalidades aplicáveis às construtoras quando há a entrega de um imóvel ao adquirente. Nosso evento é muito importante, pois as questões imobiliárias são muito sensíveis, principalmente aqueles contratos relativos ao parcelamento do solo urbano, questão que caminha junto com o direito à moradia”, disse a professora Patrícia Cardoso.

Dia 26 – Autonomia privada e tutela das obrigações

No segundo dia, participarão os desembargadores Carlos Gustavo Vianna Direito, doutor em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e presidente do Fórum Permanente de História do Direito da EMERJ, e Guilherme Calmon; a advogada Luísa Bueno Coura, mestra em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e os professores Maurício Jorge Pereira da Mota, doutor em Direito pela Uerj e membro do Fórum, Fabrizio Piraino e Filippo Viglione.

Durante os painéis “Os riscos nas obrigações” e “Aspectos gerais do direito das obrigações”, serão tratados os temas: “Exceção de inseguridade (Art. 477 do Código Civil) e boa-fé objetiva”, “Autonomia privada e distribuição dos riscos nas obrigações na Itália”, “Panorama geral da tutela das obrigações no Brasil: pontos críticos” e “A efetividade da tutela das obrigações na Itália”.

Inscrição

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do encontro. Poderão ser concedidas horas de atividades pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8233

Transmissão

Para assistir à transmissão do encontro desta terça-feira, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BlXbfKj27CU

 

Foto: Jenifer Santos

 

25 de outubro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)