Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ convida professores de Direito para debater “Tradição do ensino jurídico – representações de uma pedagogia do poder”

No dia 29 de novembro, às 17h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará a reunião “Tradição do ensino jurídico – representações de uma pedagogia do poder”, presencialmente, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas Zoom e YouTube.

O encontro, que é promovido pelo Fórum Permanente de Inovação do Poder Judiciário e do Ensino Jurídico em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEJAJ) e com o Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM), contará com o lançamento do livro de Hector Luiz Martins Figueira, de título homônimo ao do evento.

Abertura

O vice-presidente do Fórum e coordenador do NUPEDICOM, desembargador Carlos Gustavo Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), fará a abertura do debate.

Palestras

Palestrarão no evento os professores: Hector Luiz Martins Figueira, doutor em Direito pela UVA, pesquisador do Instituto Comparado de Administração de Conflitos (INCT/InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e assessor acadêmico de publicações e pesquisas da EMERJ; Solange Ferreira de Moura, doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e diretora acadêmica de graduação da Faculdade Unyleya; Cláudia Lima Marques, doutora em Direito pela Universidade de Heidelberg e diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Augusto Niche Teixeira, pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

O livro

A obra, segundo o autor, aborda o caminho para a construção do conhecimento jurídico na formação em Direito, que se preocupa em explorar, com o auxílio das demais ciências sociais.

“Discuto as práticas dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem que envolve o Direito e analiso ainda as prováveis circunstâncias que sustentam o sistema de pensamento do ensino jurídico em curso hoje. Ao descrever os elementos que vão aparecendo na pesquisa, destaco o deserto do conhecimento jurídico colonizado pelos manuais, doutrinas e compêndios legais de abstrações utilizado por tribunais, mas que não administram os conflitos oriundos da realidade social”, pontou o autor.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/evento/8244

 

25 de outubro de 2022 - 11h15

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)