Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor e mestre de bateria do Bloco do Sargento Pimenta se apresenta na EMERJ

“Fiquei muito feliz em receber o convite da EMERJ para me apresentar. É um clima interessante, até mesmo pela hora, em que as pessoas estão saindo para almoçar e deixando para traz o ambiente de escritório. Particularmente, acho muito bom que a música ocupe um espaço como esse, ela precisa sempre estar presente na vida das pessoas”, disse o músico Felipe Reznik, que se apresentou nesta segunda-feira (31) na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Desde 2021, a EMERJ promove, sempre no último dia do mês, uma apresentação artística no projeto “Música na Sacada”, iniciativa que começou por inspiração nos músicos europeus que, nos primeiros meses da pandemia, tocavam e cantavam nas sacadas dos prédios para aliviar a tensão e a tristeza vividas com a covid-19. O projeto da Escola já recebeu violinistas, violoncelistas, saxofonistas, trio de forró, cantor de pagode, rabequista, DJ e rapper.

Felipe Reznik

Formado em Música e mestrando pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Felipe é professor e pesquisador de cultura popular, com 20 anos de experiência em educação musical. Também é diretor musical e mestre de bateria do Bloco do Sargento Pimenta, além de idealizador do bloco circense O Grande Bloco Místico e do Encontro com os Mestres - ritmos da percussão brasileira.

Na apresentação, o músico apresentou com seu instrumento, handpan, três músicas de Chiquinha Gonzaga: “Abre alas”; “Faceiro”; e “Gaúcho (Corta-Jaca)”. Tocou, também, a música “Francisca”, composta por Carlos Chaves em homenagem à compositora e regente carioca.

“Nesse ano, venho trabalhando as músicas da Chiquinha Gonzaga, uma figura importantíssima para a música brasileira, que se destacava mesmo numa época em que mulheres não podiam frequentar os espaços musicais. Ela foi uma das referências na luta por direito autoral, participava ativamente de movimentos nessa briga”, comentou o músico.

A respeito do instrumento que toca, o qual apelidou de “panela de mão”, Felipe apontou que tem estudado e se aprimorado para tocar não só clássicos brasileiros, mas também diferentes ritmos. O artista explicou como descobriu e se apaixonou pelo equipamento.

“O projeto ‘Música na Sacada’ já recebeu muitos cantores, mas eu apresento um trabalho instrumental em algo que poucas pessoas conhecem, é algo muito recente. O vi pela primeira vez na Europa e achei brilhante, pois lá tive contato com pessoas que estavam tocando na rua. Mas, certa vez em uma pousada no Pará, tinham instrumentos desses disponíveis para tocar no meio da floresta. Ali foi algo mágico, foi onde me apaixonei”, explicou.

Rede Solidária EMERJ – 4ª Feijoada Solidária

“Esse projeto é fundamental e importante, estamos vivendo um momento difícil em vários sentidos, principalmente pós-pandemia. Há muita gente passando fome no Brasil, voltamos para o mapa da fome, então atitudes como essa são fundamentais. Fico feliz por, de certa forma, estar ajudando esse movimento acontecer com a minha música”, destacou.

Durante o mês de outubro e novembro, o projeto da EMERJ arrecada brinquedos e leite em pó que serão destinados a instituições infantis. O “Rede Solidária EMERJ”, desde abril de 2021, arrecada donativos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As doações poderão ser realizadas no andar térreo da instituição. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação (DECOM) da EMERJ pelo e-mail: emerj.decom@tjrj.jus.br.

O projeto também apoia a iniciativa da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, que promove no dia 6 de novembro, às 12h30, a 4ª Feijoada Solidária, na Sede Campestre da AMAERJ, em Vargem Grande (Zona Oeste do Rio).

O valor arrecadado com o almoço será inteiramente revertido ao abrigo Vivendas da Fé, instituição de Guaratiba (Zona Oeste) que acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência física e psicológica, maus tratos, abuso sexual, abandono de incapaz e negligência.

O ingresso da Feijoada Solidária custa R$ 50. Crianças de sete a 11 anos e 11 meses pagam meia. O almoço é gratuito para menores de sete anos. O convite pode ser adquirido por PIX (CNPJ 02960479000133) ou por transferência bancária (Bradesco – AG: 6615 | CC: 0678793-2). A Sede Campestre fica na Estrada do Mucuíba, nº 1.416, em Vargem Grande.

O comprovante do pagamento deve ser encaminhado, com o nome completo, para o e-mail: Juliana@amaerj.org.br.

 

Fotos: Guilherme Metello

 

31 de outubro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)