Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Aula inaugural do módulo III do curso de extensão em propriedade intelectual discute “Os desafios do combate à pirataria”

Na manhã deste dia 04, via plataforma Zoom, o curso de extensão “Propriedade Intelectual” deu início ao seu terceiro módulo com o tema “Os desafios do combate à pirataria”. A formação é promovida pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em conjunto com a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).

Abertura

Abriram o evento os coordenadores do curso Renata Lisboa, membra do Conselho Diretor da ABPI, e Luiz Edgard Montaury Pimenta, membro nato e ex-presidente da ABPI; e a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ. “É um tema para aqueles que trabalham e gostam de trabalhar com a propriedade intelectual. Com essa visão, com essa compreensão da importância de se abordar a questão da pirataria no mundo jurídico de hoje, nós pensamos em trazer para todos a oportunidade de aprender um pouco mais”, disse a desembargadora no início da reunião.

Conscientização

“Nós precisamos perceber que existe uma grande parcela de desavisados, e com informação, educação e aviso para o mal-intencionado essas coisas vão surtir um efeito muito melhor nessa gama criminosa. O mercado, que continua ávido por produtos movimentados através desse mercado criminoso, não necessariamente vai querer participar dele se estiver bem informado. Nós continuamos querendo inibir comportamentos e não nos atentamos para o fato de que, nesse viés em especial, é preciso que se altere a mentalidade. É isso que vai diminuir a demanda por esse mercado”, disse o chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Rodrigo Roca.

Tributação

“Os desafios são enormes, e vivenciamos isso no dia a dia. Sabemos que o prejuízo é enorme para o país, pois deixa-se de arrecadar uma grande gama de tributos. A tributação não é recolhida aos cofres públicos e esse valor, que não é recolhido, deixa de ser levado a setores que são definidos por política pública como prioritários”, disse o delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Wagner Carrasco.

Oferta e demanda

“A pirataria é um fenômeno econômico criminoso, então temos que entendê-lo seja pelo lado da oferta, seja pelo lado da demanda. A oferta é combate, repressão e apreensão de produtos; a ação policial é importantíssima. Já a demanda é preço, que é afetado duramente pela carga tributária. Demanda é conscientização”, disse o presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Edson Vismona.

O curso

Com carga horária de 40h, as aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, e se destina a todos os profissionais e operadores do sistema de Justiça, serventuários, estudantes e ao público em geral.

Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

ABPI é uma entidade sem fins lucrativos que difunde o conhecimento e discute a importância da propriedade intelectual no Brasil e no mundo. Atuando como guardiã da propriedade intelectual, com credibilidade e reputação, está sempre na vanguarda de debates acadêmicos e jurídicos sobre o tema.

 

Fotos: Taisa Cavalcante

04 de novembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)