Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Sextas na EMERJ – A palavra é” recebe o cineasta Pedro Murad

“Documentários” foi o tema do programa “Sextas na EMERJ – A palavra é” desta sexta-feira (11), que recebeu como convidado Pedro Murad, cineasta, diretor e roteirista de premiadas produções cinematográficas, filmes publicitários, documentários, vídeos institucionais, videoclipes e projetos audiovisuais diversos. Com passagem por mais de 70 festivais no Brasil e no exterior, Pedro trabalha com audiovisual há mais de uma década.

“O documentário compartilha uma escuta e ajuda a sociedade a se ouvir. Por ser um formato aberto e ter diferentes formas de ser realizado, faz com que a gente veja o mundo de forma diferente”, disse Pedro à diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), que conduziu a entrevista exibida via YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Influência

“Minha avó tinha uma coisa que me fascina desde criança: para tudo que ela queria explicar, ela contava uma história. Isso é da tradição árabe, usar histórias como exemplo. Eu achava aquilo lindo, me influenciou. Você começa a perceber como isso é poderoso”, contou o cineasta, que apesar de ter músicos na família, incluindo sua mãe, não seguiu o caminho.

Sala de aula

Pedro também é professor universitário e, indagado pela desembargadora Cristina Gaulia, falou sobre sua postura dentro da sala de aula: “Nunca entrei em uma sala de aula sabendo o que iria falar, sempre foi um lugar de improvisação. Todo meu processo criativo sempre foi assim, e como venho do teatro, tenho a percepção do que funciona ou não com a plateia, e com uma turma é a mesma coisa. A sala deveria um ser um local para reflexão naquele momento. Durante 16 anos dando aula, levei bastante do meu modus operandi dentro do processo criativo para as aulas”.

Trajetória

O diretor também falou sobre os caminhos que o levaram à sétima arte e a trabalhar com documentários: “Eu comecei com fotografia, na época do filme analógico, depois eu fui para o teatro, na parte da luz, e depois para a dramaturgia, onde fiquei por 12 anos. Fiz meu mestrado e doutorado, que foi sobre comédia. Toda a minha pesquisa foi feita para meu processo criativo. Depois de muitos anos, me reencontrei com a câmera e comecei a fazer filmes”.

Justiça Itinerante

Diretor e roteirista do premiado documentário “Justiça Itinerante” (2014), Pedro concluiu: “Acho muito importante que o magistrado tenha a visão do real como ambiente mágico, uma vez que cada pessoa tem a sua história e sua importância. Sei o quão difícil deve ser julgar, mas, se não for complicado, não tem porquê magistrar”.

O programa

O “Sextas na EMERJ” apresenta duas versões: o “Sextas na EMERJ – Diálogos” e o “Sextas na EMERJ – A palavra é”. O “Diálogos” é um programa de entrevistas que recebe autoridades da Justiça, com o objetivo de mostrar à sociedade como é o trabalho do Judiciário. Já o “A Palavra é” convida personalidades da sociedade civil para falar de temas previamente definidos e tem sempre uma palavra-chave.

Transmissão

Para assistir ao programa na íntegra, acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=EdgV_XfupPk

 

Foto: Guilherme Metello

11 de novembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)