Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ é selecionada para participar da elaboração de cursos da OEA - Organização dos Estados Americanos

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) se tornou a única escola judicial estadual brasileira selecionada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para criação e implementação do curso para treinamento de magistrados das Américas.

O curso permanente para magistrados e membros do Ministério Público da OEA tem como objetivo fomentar a democracia, defender os direitos humanos, garantir uma abordagem multidimensional para a segurança, promover o desenvolvimento integral e a prosperidade, além de apoiar a cooperação jurídica interamericana. O curso auxilia na difusão de valores comuns entre as autoridades do sistema judicial das Américas, o fortalecimento de cooperação jurídica e a troca de boas práticas.

A capacitação

Na próxima semana, nos dias 8 e 9 de dezembro, haverá encontros dos representantes institucionais e técnicos das entidades convidadas como parceiras. Neles, serão apresentados o que cada instituição faz e como cada um pode contribuir para a construção de uma formação permanente para capacitação de magistrados e membros do MP.

A diretora-geral da EMERJ, Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e a secretária-geral da EMERJ, Dra. Luiza Alves de Castro, estarão presentes nos encontros e dinâmicas de construção dos cursos para 2023, trabalhando no estudo do conteúdo programático e definição da periodicidade das turmas, na busca de temas de interesse comum para os países membros, na seleção dos palestrantes, e na elaboração de protocolos de atribuições de cada entidade parceira.

Cursos e Aulas para 2023

Provavelmente, para o ano de 2023, serão propostos dois cursos, um em cada semestre, em datas a serem discutidas e confirmadas, com temas em torno de questões voltadas para a “Democracia, juízes e membros do MP”; “Combate à corrupção”; “Meio ambiente”; “Direitos Humanos e Acesso à Justiça”; “Direitos das Famílias”, “Cooperação jurídica internacional”; “A transformação digital do sistema de justiça”; “Direito do Trabalho nas Américas”; “Independência funcional no exercício da magistratura e do Ministério Público”; “Defesa do Consumidor”; “Igualdade de gênero”; “Litígios estruturais na área da saúde”; “Justiça militar nas Américas”; “Direito dos povos originários”; “Direito bancário”; “Direito da Infraestrutura: atuação para a melhoria do ambiente de negócios”; “Direito Internacional”; “Propriedade industrial”, entre outras abordagens.

A formação é baseada nos seguintes princípios: Será gratuita para os participantes; ministrada por professores não remunerados; abordando temas de interesse comum para os países das Américas; com a participação de alunos (magistrados e membros do MP) oriundos dos países integrantes da OEA.

OEA

Fundada em 1948, a Organização dos Estados Americanos é o mais antigo organismo regional do mundo. A sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890. Essa reunião resultou na criação da União Internacional das Repúblicas Americanas, e começou a se tecer uma rede de disposições e instituições, dando início ao que ficaria conhecido como “Sistema Interamericano”, o mais antigo sistema institucional internacional.

A Organização foi criada para alcançar nos Estados Membros, como estipula o Artigo 1º da Carta, “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”.

Trinta e cinco países compõem a OEA: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos da América, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Acordo de Cooperação Acadêmica

Na ocasião, haverá a assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica entre a EMERJ e a OEA, formalizando não só a parceria nesse projeto de elaboração de curso, como também a realização conjunta de atividades acadêmicas e culturais, fóruns, conferências, seminários, workshops, palestras, e a possibilidade do desenvolvimento de pesquisas jurídicas.

Além da Escola Judicial Fluminense, também são parceiros da Organização: a Associação dos Juízes Federais (AJUFE), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), a Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Cobertura do Evento

O Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) da EMERJ estará divulgando a participação da delegação da Escola, informando sobre o evento, o resultado das suas reuniões, e os próximos passos desse importante projeto de contínuo aperfeiçoamento e especialização dos nossos magistrados. Acompanhe as notícias aqui pelo Site da EMERJ e pelas Redes Sociais da Escola.

 

 

29 de novembro de 2022 - 20h15

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)