Com a meta de ser reconhecida pela excelência no ensino, pesquisa e extensão com atuação transformadora da sociedade, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) na gestão da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), apresentou novos projetos que envolvem alunos, ex-alunos, estudantes de escolas públicas, operadores do sistema de Justiça e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Programa Alumni: idealizado pelo ex-aluno e atual professor Paulo Maximilian com o objetivo de promover e aumentar o sentimento de orgulho de ex-alunos por terem passado pelas salas de aula da instituição, o Programa incentiva a doação de fundos para criação de bolsas de estudo ou de outros tipos de ajuda para os alunos que são bolsistas, como, por exemplo, um local de estudo apropriado, doação de livros, mentorias e até mesmo empregos de tempo integral ou parcial. Para alcançar todos os objetivos, o Alumni realiza ao menos uma reunião geral anualmente, além de promover iniciativas de caráter cultural.
A EMERJ e o Juiz do Futuro: promovido pela EMERJ, com apoio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, do Programa Alumni-EMERJ, o projeto visa aproximar os alunos de escolas públicas dos municípios que integram o estado do Rio de Janeiro e a magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, despertando nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao Poder Judiciário, às funções da magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça. Em 2021, em parceria com a Andes (Associação Nacional de Desembargadores) e 2022, em parceria com o do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) foram premiados 13 estudantes que participaram das duas edições do concurso de redação “A EMERJ e o Juiz do Futuro”.
Música na Sacada: inspirado na iniciativa dos europeus nos primeiros meses da pandemia, quando músicos tocavam e cantavam nas sacadas dos prédios para aliviar a tensão e tristeza vivida com a pandemia da covid-19, o projeto “Música na Sacada” recebe artistas que se apresentam no prédio da Escola da Magistratura. As apresentações artísticas, sempre às 12h, já recebeu violinistas, violoncelistas, saxofonistas, trio de forró, cantor de pagode, rabequista, DJ e rapper.
Além de apreciar as apresentações, quem passa pelo local pode ajudar o projeto “Rede Solidária EMERJ”, que desde abril de 2021, arrecada donativos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Rede solidária EMERJ: trata-se de uma rede de solidariedade que busca de soluções coletivas com a participação ativa dos servidores, professores, alunos e colaboradores. Através de arrecadações de donativos como alimentos, cobertores e produtos de higiene, a ação ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social de diversas ocupações e abrigos do Rio de Janeiro. Já foram distribuídas doações para os projetos “Juntando Cacos com Arte (JUCA)”, “Só Vamos”, “Casa Geriátrica São Mateus”, “Projeto Menino Benjamin Filho”, “One by One”, “#FluxodaDignidade”, “SOS Petrópolis”, entre outros.
Roteiros do Direito: em parceria com a Rádio Roquette-Pinto, é um projeto político-pedagógico da Escola para aproximar o mundo jurídico da população e traduzir o “juridiquês”, a linguagem do Poder Judiciário. Com temas específicos a cada programa, um magistrado aborda casos concretos que tenha vivenciado dentro dos processos julgados, como “Guarda Compartilhada”, “Registro – Nome Civil”, “Superendividamento”, “Da posse”, “Liberdade de expressão”, “Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI)”, “Violência Doméstica”, “Moradia Digna”, “Justiça Itinerante”, “Prisão”, “Aborto” e “Fraudes na Internet: golpes do boleto”.
EMERJ de Portas Abertas: o projeto nasceu com o intuito de trazer os alunos das universidades para o convívio acadêmico nas dependências EMERJ. As atividades que ocorrem no dia deste evento tem por finalidade divulgar os cursos de pós-graduação e de extensão – como o curso de especialização em Direito Público e Privado, Fóruns Permanentes, palestras, seminários e demais eventos gratuitos oferecidos pela Escola.
A primeira edição do “EMERJ de Portas Abertas” contou com a participação do juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Eric Scapim, especializado em Direito Público e Direito Privado pela EMERJ. Em 2022, os estudantes foram recebidos pela diretora do Departamento de Ensino (DENSE), Ana Paula Teixeira Delgado, doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).
23 de dezembro de 2022
Departamento Institucional de Comunicação (DECOM)