Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Racismo será tema de encontro na EMERJ

No dia 25, às 10h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do  Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, em conjunto com o Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez e com o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ), promove o debate “Racismo e direito à imagem, à dignidade e à infância”.

Presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e com transmissão pela plataforma Zoom, o encontro será aberto pela presidente do Fórum de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez e diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Também estarão presentes no encontro: a presidente e o vice-presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, desembargadora Andréa Maciel Pachá, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, e professor José Roberto Castro Neves, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), respectivamente; além do presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

A Iyalorisa de candomblé e empresária Preta Lagbara, estudante de pedagogia na Uerj e ativista do Movimento Negro com atuação na luta contra o racismo, racismo religioso e genocídio da populalão negra; o presidente do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais, juiz André Luiz Nicolitt, doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (UCP-Lisboa); o promotor Guilherme Braga Peña de Moraes, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); e a presidente da Advocacia Preta Carioca, advogada Angela Borges Kimbangu, vice-presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (IBRAPEJ) compõem a mesa.

Racismo

No Brasil, racismo é crime inafiançável, sem prescrição, previsto na Lei nº 7.716/1989. De acordo com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), “racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior às outras. Essa noção tem base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano”. Já o preconceito racial ”está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia e bullying racista”. 

Inscrição

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/evento/8263

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que comparecerem ao evento.

 

10 de janeiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)