Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Professora da EMERJ e juízas do TJRJ participam de curso de extensão em Portugal

A Universidade de Coimbra, em Portugal, recebe duas magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) no curso de extensão “Análise jurídico-jurisprudencial do Direito das Famílias no sistema luso-brasileiro”. O intercâmbio, fruto da parceria entre a EMERJ e o IBDFAM, teve início no dia 16 e se encerrará dia 20 de janeiro.

A formação é coordenada pela professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) Patrícia Sanches, doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA/Argentina) e presidente da Comissão de Família e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

“O objetivo do curso é gerar um diferencial aos juristas, trabalhando a troca de experiências acadêmicas e profissionais entre os jurídicos do Brasil e de Portugal, no tocante ao histórico, às diferenças e às evoluções necessárias ao Direito das Famílias, e também aprimorar o olhar e a sensibilidade do julgador para as  diversas realidades, gerando ferramentas a serviço da melhor prestação jurisdicional”, disse a professora Patrícia Sanches.

O intercâmbio

Foram contempladas com as bolsas de estudos as juízas do TJRJ: Erica de Paula Rodrigues da Cunha, mestra em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), e Katylene Collyer Pires de Figueiredo, mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Conhecer o sistema português permite entender melhor a origem de alguns institutos, bem como possibilita ao juiz buscar soluções adequadas com base nos princípios, nas hipóteses em que o sistema legal brasileiro ainda é omisso. Aprofundar o estudo do Direito de Família em ambos os sistemas auxiliam muito na resolução dos casos complexos da área. Agradeço a EMERJ por essa oportunidade”, revelou a magistrada Katylene Collyer.

Acordo de cooperação

No dia 13 de julho de 2022, a EMERJ e o IBDFAM firmaram um Termo de Acordo de Cooperação Técnica, que visa ao compartilhamento de experiências acadêmicas, divulgação das instituições, fomento e apoio institucional aos cursos e eventos realizados por ambas as entidades.

O curso

Com palestras de professores brasileiros e portugueses, os magistrados têm aulas sobre os temas:  “Introdução ao Direito das Famílias Comparado Portugal-Brasil”, “Regulação jurídica das técnicas de reprodução medicamente assistida”, “Identidade de gênero e orientação sexual nas famílias”, “Sistema jurídico de adoção”, “Alimentos familiares”, “Alienação parental”, “Mediação e Práticas Colaborativas”, “Proteção de dados no Direito das Famílias e de crianças e adolescentes” e “As famílias na era digital”.

Para conhecer os docentes do curso de extensão “Análise jurídico-jurisprudencial do Direito das Famílias no sistema luso-brasileiro” clique aqui.

IBDFAM

Criado em 25 de outubro de 1997, o IBDFAM é uma instituição jurídica não governamental, sem fins lucrativos, que tem a proposta de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias.

 

18 de janeiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)