Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza encontro sobre os “Desafios da regularização do imóvel rural no Incra e no registro de imóveis”

O Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta segunda-feira (20), o encontro sobre os “Desafios da regularização do imóvel rural no Incra e no registro de imóveis”.

O debate, que ocorreu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão para a plataforma Zoom e para o canal do Youtube “EMERJ”, contou com a abertura do presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, doutor em Direito e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O diretor regional da Federação Internacional Imobiliária (Fiabci Brasil) no Rio de Janeiro, Frederico Price Grechi, membro do Fórum, também participou da abertura do evento e destacou a relevância do tema: “O Estatuto da Cidade prevê, no artigo 3º, a necessidade de integração e de harmonização da área rural com a urbana e das atividades agrárias. Então, a noção da ordenação do território do município contempla também a área rural. O plano diretor deve, obrigatoriamente, considerar toda a extensão do município na qual está albergada a área rural. Por isso que é relevante discutir, investigar e estudar a regularização do imóvel rural e os desafios”.

Palestras

 

“Em 1964, foi criada a lei que é o Estatuto da Terra, essa é a fundadora do atual Direito Agrário. É ela que faz a definição do que é um imóvel rural, que é uma definição diferente do Direito Registral”, pontuou o chefe da Divisão de Governança Fundiária da Superintendência Regional do Incra, Pablo Pontes, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

O advogado Rogerio Reis Devisate, coordenador nacional de Assuntos Fundiários da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU), deu seguimento nas palestras: “Os tribunais, sempre que possível, deverão criar varas especializadas em questões agrárias. E o que nós vimos aqui nesse debate, por mais profunda que tenha sido a fala de cada um, é que estamos longe de esgotar a complexidade disso que estamos vendo”.

Demais participantes

 

Também esteve presente no encontro Marcelo da Silva Borges Brandão, notário e registrador no estado do Rio de Janeiro e especialista em Direito Notarial e Registral pela Unidade Brasileira de Formação (Unibf).

Assista

Para assistir ao encontro na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=izzVLEwqfyM

 

Fotos: Jenifer Santos e Maicon Souza

20 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)