“Responsabilidade civil dos hospitais e médicos”, “A experiência do especialista em Direito na gestão de um plano de saúde”, “Cuidados paliativos” e “Desafios nas ações de cuidados paliativos para o gestor hospitalar” serão os temas do debate sobre “Diálogo médico jurídico sobre cuidados paliativos”.
O encontro ocorrerá no dia 28 de abril, às 14h, e é promovido pelo Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia e pelo Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ambos da EMERJ.
Com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), as palestras serão no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e transmitidas via plataforma Zoom.
Abertura
As juízas Adriana Laia Franco, mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Maria Aglaé Tedesco Viardo, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Fiocruz, abrirão a reunião.
Palestras
Palestrarão no evento: o desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; a médica geriátrica Anelise Fonseca, mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fiocruz; e o diretor médico do Complexo Médico Américas, José Eduardo Couto de Castro.
A médica Claudia Burlá, membra do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia e doutora em Bioética pela Universidade do Porto, será a mediadora.
Cuidados Paliativos
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que apenas uma em cada 10 pessoas, em todo mundo, que precisam de cuidados paliativos recebem o serviço da forma adequada.
A OMS afirma que em 2060 haverá o dobro de necessitados por cuidados paliativos, porque a demanda global para pessoas com doenças terminais aumenta à medida que a população envelhece e a carga de doenças crônicas não transmissíveis cresce.
Fonte: OMS
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.
Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8292
22 de março de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)