Neste mês, a Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), recebeu mais uma edição do Juristur, programa da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Na ocasião, 28 estudantes da Universidade Estácio de Sá realizaram uma visita às dependências da biblioteca.
O juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur, e a bibliotecária Marisa Aparecida Bittencourt Ibraim foram os responsáveis por guiar os estudantes durante toda a visita.
Sobre a biblioteca, a estudante Camila Almeida Pereira contou: “Eu acho incrível, principalmente porque ela está muito atualizada e tem diversos espaços para estudo”.
Já o estudante Carlos Alberto dos Santos disse: “Eu não conhecia a biblioteca, é minha primeira vez aqui. Fiquei muito animado e achei muito bonita. Com certeza voltarei para estudar”.
A iniciativa da Amaerj, o “Juristur — conhecendo o Judiciário”, visa contribuir para a formação de estudantes, oferecendo a eles a chance de vivenciar o ambiente do Fórum, assim como compreender o funcionamento e a organização dos órgãos que compõem o Poder Judiciário do estado.
Os estudantes de Direito também conheceram a sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), os Plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos e o 1º Tribunal do Júri.
A biblioteca da EMERJ é uma das três maiores bibliotecas jurídicas do Brasil e desenvolve um serviço de fomento à cultura, a fim de contribuir para aproximar o Judiciário da população, ampliando o seu universo e suas fronteiras do conhecimento.
Fotos: Maicon Souza
17 de abril de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)