No dia 16 de maio, às 10h, o Fórum Permanente dos Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará um encontro sobre “Diálogos e caminhos para superar a violência nas escolas”.
O debate será presencial, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento também contará com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
Abertura
A abertura do encontro será feita pelo diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); e pelo presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona.
Palestrantes
Palestrarão no encontro: o membro do Fórum e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Décio Nascimento Guimarães, doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Mailsa Passos, doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora titular da Faculdade de Educação e do Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-Uerj); Valter Martins Giovedi, doutor em Educação pela PUC-SP e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e Flavia Faissal de Souza, professora associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A pauta
Após os últimos ataques, o governo paulista se apressou em anunciar algumas medidas, entre elas a alocação de policiais dentro das escolas e a ampliação de investimento em um programa de mediação de conflitos nas unidades de ensino. Em Santa Catarina, o prefeito de Blumenau prometeu a criação de um protocolo de prevenção para evitar novos casos.
A repercussão dos casos recentes também levou à adoção de medidas em outros estados. O governo do Rio de Janeiro anunciou a criação de um Comitê Permanente de Segurança Escolar com representantes da Segurança Pública e da Educação para atuar na prevenção às situações de violência nas escolas públicas e privadas.
Fonte: Agência Brasil
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.
Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8312
19 de abril de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)