Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Diálogos e caminhos para superar a violência nas escolas” será tema de debate na EMERJ

No dia 16 de maio, às 10h, o Fórum Permanente dos Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará um encontro sobre “Diálogos e caminhos para superar a violência nas escolas”.

O debate será presencial, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento também contará com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Abertura

A abertura do encontro será feita pelo diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); e pelo presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona.

Palestrantes

Palestrarão no encontro: o membro do Fórum e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Décio Nascimento Guimarães, doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Mailsa Passos, doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora titular da Faculdade de Educação e do Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-Uerj); Valter Martins Giovedi, doutor em Educação pela PUC-SP e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);  e Flavia Faissal de Souza, professora associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e  doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

A pauta

Após os últimos ataques, o governo paulista se apressou em anunciar algumas medidas, entre elas a alocação de policiais dentro das escolas e a ampliação de investimento em um programa de mediação de conflitos nas unidades de ensino. Em Santa Catarina, o prefeito de Blumenau prometeu a criação de um protocolo de prevenção para evitar novos casos.

A repercussão dos casos recentes também levou à adoção de medidas em outros estados. O governo do Rio de Janeiro anunciou a criação de um Comitê Permanente de Segurança Escolar com representantes da Segurança Pública e da Educação para atuar na prevenção às situações de violência nas escolas públicas e privadas.

Fonte: Agência Brasil

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8312

 

19 de abril de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)