Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza debate sobre “Estado democrático de direito e os atos antidemocráticos”

Nessa segunda-feira (24), a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a 13ª reunião do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político com o tema “Estado democrático de direito e os atos antidemocráticos”.

O evento aconteceu de forma remota com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, destacou na abertura do encontro: “Este tema é atualíssimo e está na ordem do dia e na ordem do nosso amadurecimento democrático”.

Palestras:

A vice-presidente do Fórum, Vânia Siciliano Aieta, doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenadora geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), frisou: “O erro é estar contra a democracia”.

E finalizou: “Hoje existem tipos normativos específicos, leis novas com normas que possuem na sua tipologia a previsão do crime de golpe de Estado, inclusive na modalidade tentada. No cálculo da prescrição terão muitas pessoas que em investigações futuras ainda podem ser presas”.

Debatedor

O membro do Fórum Bruno Cezar Andrade de Souza, secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), esteve presente no encontro como debatedor.

Assista

Para assistir ao encontro na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=z7CkTSUqEvs

 

Fotos: Maicon Souza

25 de abril de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)