Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará evento sobre “As inovações eletrônicas notariais e registrais imobiliárias”

No dia 22 de maio, às 10h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá a 55ª reunião do Fórum Permanente de Direito da Cidade, com palestras sobre o tema “As inovações eletrônicas notariais e registrais imobiliárias”.

O encontro será presencial, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e terá transmissão via plataforma Zoom.

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o membro do Fórum Frederico Price Grechi, pós-doutor em Direito pela Uerj e diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e da Regional da FIABCI Brasil, e o juiz de Direito titular da Vara de Registros Públicos Alessandro Oliveira Felix irão conduzir a abertura do evento.

Palestrantes

Palestrarão no encontro: o diretor da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR), Alexis M. Cavichini, oficial do 4º Ofício de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro; Victor Bastos, titular do Ofício Único do município de Cordeiro; o tabelião titular do 8º Ofício de Notas Gustavo Bandeira, professor da EMERJ e da Escola de Administração Judiciária (ESAJ); o advogado José Ricardo Pereira Lira, presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (CDUDI OAB/RJ) e do Instituto dos Advogados Brasileiro (IAB); o advogado Carlos Gabriel Feijó, vice-presidente da CDUDI OAB/RJ e do IAB; a titular do cartório do 1º Ofício de Valença, Maria Emilia dos Santos Ururahy, diretora da Escola de Notários e Registradores do Rio de Janeiro (ENOREG/RJ); e o advogado André Abelha, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM).

O tema

Segundo o artigo “A Revolução Tecnológica e o Direito Notarial”, “diante de um cenário que exige mudança de hábitos, em especial para conjugar a continuidade das inúmeras práticas do dia a dia e atos inerentes aos negócios, atos jurídicos, etc., surgiu a necessidade de implantar, no âmbito dos serviços extrajudiciais, notadamente em relação aos tabelionatos de notas, instrumentos tecnológicos, para facilitar a vida dos usuários, assegurando, ao mesmo tempo, segurança jurídica permeada pela fé pública. (...) Tecnologia sem um modelo de negócio adequado não se sustenta. Tecnologia sem regulação não traz benefícios a todos os atores da sociedade. Do equilíbrio desse tripé é que teremos real evolução, sem os efeitos negativos da disrupção desenfreada”. 

Fonte: Siplan

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8316

 

02 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)