Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Novos paradigmas na interpretação dos contratos” será tema de debate na EMERJ

“Novos paradigmas na interpretação dos contratos” será tema da 104ª reunião do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O encontro acontecerá de forma presencial no dia 13 de junho, às 17h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e terá transmissão via plataformas Zoom e YouTube.

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Carlos Santos de Oliveira, mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizará a abertura do evento.

Palestrantes

O procurador do Estado do Rio de Janeiro Anderson Schreiber, doutor em Direito Privado Comparado pela Università degli studi del Molise, e o membro do Fórum José Roberto de Castro Neves, professor e doutor em Direito Civil pela Uerj, serão os palestrantes.

Debatedora

A debatedora do encontro será a membra do Fórum desembargadora Cristina Serra Feijó, mestre em Gestão Executiva Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Direito Civil Constitucional pela Uerj.

A pauta

“Associada à crise da confiança, em busca do equilíbrio contratual na sociedade atual, MARQUES (2007, p.28) enfatiza que a ordem jurídica privada destacou o papel da lei civil de limitar a autonomia da vontade, na medida em que esta se legitima naquela. A norma jurídica deverá primar pela proteção dos interesses sociais, sobretudo pelo cumprimento dos novos paradigmas contratuais que foram expressamente inseridos no Novo Código Civil Brasileiro (NCC): a função social do contrato e a boa-fé dos contratantes. Os princípios já se encontravam previstos no Código de Defesa do Consumidor Brasileiro (CDC) e com a entrada em vigor do NCC, disseminaram-se por todo o ordenamento jurídico privado, atingindo todos os contratos, em suas mais variáveis espécies e tipos.”.

Fonte: Publica Direito

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8318

 

04 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)