Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ reúne especialistas em evento “Diálogos e caminhos para superar a violência nas escolas”

Nesta terça-feira (16), a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a 129ª reunião do Fórum Permanente dos Direitos Humanos com o debate “Diálogos e caminhos para superar a violência nas escolas”, com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

O encontro aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Vieira Leite Ventura e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

Na abertura do encontro, o presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona, afirmou sobre a importância de uma educação efetiva: “A educação é a alma e o caminho para se chegar a algum lugar de segurança e tranquilidade”.

E finalizou: “Na minha visão particular, e eu trabalho com a Justiça, os caminhos para superar as violências nas escolas começam com a superação de diferenças. A dificuldade que nós temos de trabalhar com as diferenças gera uma repercussão da violência que deve ser discutida”.

Palestras

O membro do Fórum e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Décio Nascimento Guimarães, doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), destacou: “Não existe educação quando não existem encontros e trocas”. E concluiu: “Talvez as respostas para nossas inquietações e dúvidas em tempos difíceis sejam exatamente pensarmos em diálogos e caminhos que podermos percorrer através de uma educação mais efetiva”.

Mailsa Passos, doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora titular da Faculdade de Educação e do Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-Uerj), pontuou: “A escola é, em grande parte, um retrato do que está presente na nossa sociedade, seja para o bem ou para o mal”.

E finalizou: “Eu vejo a escola como o lugar do novo, da novidade, ou seja, da possibilidade do novo. Eu acho que todas as vezes que pessoas se encontram para dialogar surge a possibilidade de aparecer um novo saber, e de crescer e evoluir”.

Demais participantes

Valter Martins Giovedi, doutor em Educação pela PUC-SP e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e Flavia Faissal de Souza, professora associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), também participaram do evento.

Assistir

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=mx-UWn2GK6s

 

Fotos: Maicon Souza

16 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)