Nesta terça-feira (16), a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a 129ª reunião do Fórum Permanente dos Direitos Humanos com o debate “Diálogos e caminhos para superar a violência nas escolas”, com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
O encontro aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Vieira Leite Ventura e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
Na abertura do encontro, o presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona, afirmou sobre a importância de uma educação efetiva: “A educação é a alma e o caminho para se chegar a algum lugar de segurança e tranquilidade”.
E finalizou: “Na minha visão particular, e eu trabalho com a Justiça, os caminhos para superar as violências nas escolas começam com a superação de diferenças. A dificuldade que nós temos de trabalhar com as diferenças gera uma repercussão da violência que deve ser discutida”.
Palestras
O membro do Fórum e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Décio Nascimento Guimarães, doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), destacou: “Não existe educação quando não existem encontros e trocas”. E concluiu: “Talvez as respostas para nossas inquietações e dúvidas em tempos difíceis sejam exatamente pensarmos em diálogos e caminhos que podermos percorrer através de uma educação mais efetiva”.
Mailsa Passos, doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora titular da Faculdade de Educação e do Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-Uerj), pontuou: “A escola é, em grande parte, um retrato do que está presente na nossa sociedade, seja para o bem ou para o mal”.
E finalizou: “Eu vejo a escola como o lugar do novo, da novidade, ou seja, da possibilidade do novo. Eu acho que todas as vezes que pessoas se encontram para dialogar surge a possibilidade de aparecer um novo saber, e de crescer e evoluir”.
Demais participantes
Valter Martins Giovedi, doutor em Educação pela PUC-SP e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e Flavia Faissal de Souza, professora associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), também participaram do evento.
Assistir
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=mx-UWn2GK6s
Fotos: Maicon Souza
16 de maio de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)