Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

I Semana da Convivência Familiar e Comunitária será realizada pela EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá através do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica a I Semana da Convivência Familiar e Comunitária com o tema “Da vigilância do código de menores às políticas de proteção do ECA: o que mudou na história da assistência e proteção às infâncias no Brasil?”.

O encontro acontecerá presencialmente nos dias 24 e 25 de maio, às 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e terá transmissão via plataforma Zoom.

24/05 – Quarta-feira

Mesa de abertura (10h às 10h30)

Participarão da abertura do evento: o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello; o presidente do Fórum, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza; a vice-presidente do Fórum, juíza Raquel Santos Pereira Chrispino; a juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e membra da coordenadoria judiciária de articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (CEVIJ/TJRJ); o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do TJRJ Sandro Pitthan Espíndola; o defensor público Rodrigo Azambuja, coordenador de Infância e Justiça da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (CEDICA); e a promotora Aline Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (CAO).

Conferência (10h30)

Esther Arantes, doutora em Educação pela Boston University e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) será a conferencista da mesa.

Cartografias da assistência social e da proteção legal de crianças e adolescentes: o sistema de garantias do direito chega a todas? (11h30 às 12h30)

A psicóloga da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital Erika Piedade, doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e o procurador do Ministério Público do Paraná (MPPR) Murilo Diácono, mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, serão os palestrantes do painel. A mediação ficará por conta da psicóloga da CEVIT/TJRJ Eliana Olinda Alves, doutora em Psicologia pela UFF.

Painel - Mulheres e crianças em situação de rua (12h45 às 13h30)

Participarão da mesa: a assistente social Hilda Correa de Oliveira, mestre em Políticas Sociais pela Uerj e integrante da coordenação do Fórum Maternidade, Uso de Drogas e Convivência Familiar, e Gylnei Costa, doutora em Saúde Pública pela Fiocruz e integrante da coordenação colegiada Fórum Maternidade, Uso de Drogas e Convivência Familiar. A psicóloga da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital Aline Diniz, mestra em Saúde Coletiva pela Fiocruz, será a mediadora.

Painel - O encarceramento materno e a violência a crianças na primeira infância (14h30 às 15h30)

O psicólogo da ONG Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH/RJ) Raum Batista, especialista em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas e Gerais (PUC-MG) e em Gestão de Projetos pela Uerj, e Luísa Bertrami D’Angelo, coordenadora do projeto Justiça para Elas e da equipe de atendimento prévio às audiências de custódia na Central de Audiência de Custódia e doutora em Psicologia Social pela Uerj, palestrarão no painel.

Mesa de debate (15h30 às 17h30)

A mesa abordará os temas: “O que mudou no combate às violências contra criança e adolescentes?”; “10 anos do Núcleo de Depoimento Especial da Criança e Adolescente (NUDECA/TJRJ)”; “Atuação da equipe técnica da vara especializada em crimes contra criança e adolescente”; e “Primeira infância na Maré: violência, violações e construção da prática de cuidado”.

A assistente social Cristiane de Castro Melo, chefe dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUCS/TJRJ) de Justiça Restaurativa da Capital, professora da Escola de Administração Judiciária (ESAJ) e da EMERJ e especialista em Sociologia Urbana pela Uerj; a pedagoga Kátia Britto de Athayde, especialista em Direito Público e Direito Privado pela Unesa; a psicóloga da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente (VECA/TJRJ) Gabriela Aparecida Fructuoso de Brito, especialista em Terapia de Família pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ) e em Psicologia Jurídica pela Uerj; a assistente social da VECA/TJRJ Silvana Barros dos Santos Teixeira, mestra em Serviço Social pela PUC do Rio de Janeiro; e Adelaide Rezende de Souza, pesquisadora da Redes da Maré e doutora em Psicologia pela UFRJ, serão as debatedoras. A mediação será realizada pela psicóloga da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI/TJRJ) Sandra Levy, mestre em Psicologia pela PUC-Rio.

Painel de lançamento de livros (17h30 às 18h)

O juiz Sandro Pittan Espíndola e a psicóloga da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital Tatiana Oliveira Moreira, mestra em Políticas Públicas e Formação pela Uerj, irão compor a última sessão do primeiro dia do evento.

25/05 – Quinta-feira

Painel - Acolhimento institucional (10h às 13h30)

O cientista social José Carlos Sturza de Moraes, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), irá apresentar o painel que tratará sobre “Acompanhamento de crianças/adolescentes nos programas de acolhimento: desafios e possibilidades”.

A mesa abordará os temas: “Acolhimento familiar como garantia de direito à convivência familiar e comunitária”; “O trabalho de reintegração familiar, possibilidades e desafios”; e “Desafios do trabalho com a família extensa”.

As assistentes sociais Jane Valente, doutora em Serviço Social pela PUC-Rio, e Sara Maria Soares Luvisotto, coordenadora dos Serviços de Atendimento Familiar do Instituto Fazendo História; e a terapeuta de família Claudia Cabral, diretora e fundadora da ONG ABTH e especialista em Psicologia pela Universidade de Paris VII, participarão da mesa. A mediação será realizada pela assistente social Betania Nunes Carvalho, mestra em Serviço Social pela Uerj.

Painel – Adoção (14h30 às 16h45)

A mesa de abertura do painel que tratará sobre o “Acompanhamentos das crianças, adolescentes e famílias em processo de adoção: desafios e possibilidades” será conduzida pela psicóloga da CEVIT/TJRJ Eliana Olinda Alves.

O painel abordará os temas: “A idealização dos futuros pais adotivos: qual o lugar da criança com deficiência ou com alguma questão de saúde?”; “Os desafios do trabalho com habilitação, acompanhamento pós-adoção e a relação com os GAA”; e “Programa de apadrinhamento”.

O psicólogo do TJRJ Lindomar Darós, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Uerj e ativista em Direitos Humanos, com ênfase em Infância, Velhice e População LGBTTQI+; a psicóloga da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital Tatiana Oliveira Moreira; e a assistente social da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital Carla Muniz de Castro, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP), participarão da mesa. A mediação será da psicóloga do Serviço de Apoio Técnico aos Órgãos Colegiados com atribuição afeta à Infância, Juventude e Idoso (SEIJU/TJRJ) Maria das Graças dos Santos Duarte, mestra em Psicologia Social pela Uerj.

Encerramento e lançamento da cartilha “Busca às origens” (16h45 às 18h)

A mesa de encerramento da I Semana da Convivência Familiar e Comunitária será comandada pela juíza Ana Helena da Silva Rodrigues, membra da CEVIT/TJRJ. Haverá também um depoimento de Noemia Severina da Conceição. A juíza Raquel Chrispino realizará a mediação.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8328

 

19 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)