O Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e o Núcleo de Pesquisa Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverão no dia 06 de junho, às 10h, o debate “Plataformas digitas: o combate ao discurso de ódio e à desinformação”.
O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e terá transmissão via plataforma Zoom.
Palestrantes
Palestrarão no encontro: o presidente do Fórum, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesa, que também será o coordenador da mesa; os membros do Fórum Carlos Affonso de Souza, doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio/Uerj) e professor da Uerj, Chiara Spadaccini de Teffé, doutora em Direito Civil pela Uerj e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Digital do ITS Rio/Uerj, e Sérgio Vieira Branco Junior, doutor em Direito Civil pela Uerj, cofundador e diretor do ITS Rio/Uerj e professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da graduação e da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e a jornalista Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.
A pauta
“A falta de clareza das fronteiras entre o verdadeiro e o falso, as correntes negacionistas dos fatos científicos, a disseminação da desinformação e das conspirações – tudo isso não teve origem nas redes sociais. Mas, na ausência de regulamentação, se espalham muito mais rápido do que a verdade. Somente assumindo totalmente o controle dessa revolução tecnológica podemos garantir que ela não sacrifique os direitos humanos, a liberdade de expressão e a democracia. Para que a informação continue sendo um bem comum, devemos refletir e agir agora, juntos.”, afirmou Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.
Fonte: Unesco
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8329
24 de maio de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)