Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará debate “Plataformas digitas: o combate ao discurso de ódio e à desinformação”

O Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e o Núcleo de Pesquisa Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverão no dia 06 de junho, às 10h, o debate “Plataformas digitas: o combate ao discurso de ódio e à desinformação”.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e terá transmissão via plataforma Zoom.

Palestrantes

Palestrarão no encontro: o presidente do Fórum, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesa, que também será o coordenador da mesa; os membros do Fórum Carlos Affonso de Souza, doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio/Uerj) e professor da Uerj, Chiara Spadaccini de Teffé, doutora em Direito Civil pela Uerj e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Digital do ITS Rio/Uerj, e Sérgio Vieira Branco Junior, doutor em Direito Civil pela Uerj, cofundador e diretor do ITS Rio/Uerj e professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da graduação e da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e a jornalista Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

A pauta

“A falta de clareza das fronteiras entre o verdadeiro e o falso, as correntes negacionistas dos fatos científicos, a disseminação da desinformação e das conspirações – tudo isso não teve origem nas redes sociais. Mas, na ausência de regulamentação, se espalham muito mais rápido do que a verdade. Somente assumindo totalmente o controle dessa revolução tecnológica podemos garantir que ela não sacrifique os direitos humanos, a liberdade de expressão e a democracia. Para que a informação continue sendo um bem comum, devemos refletir e agir agora, juntos.”, afirmou Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.

Fonte: Unesco

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8329

 

24 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)