O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, realizou nesta quinta-feira (25) reunião com os presidentes dos Fóruns Permanentes da Instituição.
O encontro aconteceu no Auditório Desembargador Penalva Santos e teve como principal desígnio alinhar as diretrizes dos fóruns permanentes, com objetivo fundamental de discutir as formas de ampliar e inovar no aprimoramento e compartilhamento do conhecimento jurídico. O diretor-geral também frisou: “Os fóruns são um braço importante da EMERJ, porque é o nosso ponto de encontro com a sociedade jurídica e a sociedade em geral. Quando se fala de EMERJ, todo mundo conhece a marca e isso é muito graças aos fóruns permanentes”.
A desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, magistrada supervisora do Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ, também incentivou a busca por ampliar a participação de convidados com as mais diversas visões nos eventos promovidos pelos Fóruns, concedendo assim espaço para todas as opiniões contraditórias e promovendo debates enriquecedores e saudáveis. A magistrada ainda destacou a importância da Escola promover constantemente eventos híbridos, adaptados as novas tecnologias: “Temos que procurar fazer sempre eventos híbridos, porque o alcance que podemos ter é enorme, com muita capilaridade, inclusive com participantes de outros países, que não podem estar presencialmente, mas tem interesse e vontade de participar”.
“Isso amplia nossa oportunidade de diálogo do Poder Judiciário com a sociedade e da EMERJ devolver a sociedade o conhecimento e os debates que aqui são realizados”, concluiu o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Ao final da reunião, o diretor-geral da Escola homenageou os presidentes com uma placa de reconhecimento pela atuação e dedicação em seus respectivos fóruns.
Fóruns Permanentes
Os Fóruns Permanentes da EMERJ, presididos por magistrados da ativa ou aposentados, e realizados pelo Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar (DEDES), são uma excelente maneira de formar e manter a excelência em diversos campos do saber jurídico em relação às novas contribuições que subsidiam tais áreas e das ciências que atendam ao interesse geral da EMERJ e do Poder Judiciário. As reuniões, abertas e gratuitas, acontecem de forma presencial, nos auditórios da própria Escola e/ou on-line, possibilitando uma maior abrangência do público participante, inclusive de outros países. Os Fóruns Permanentes têm por objetivo: ampliar o conhecimento jurídico através do debate e da reflexão crítica em suas áreas de atuação; incentivar o debate democrático, de molde a aprofundar as novas temáticas jurídicas e multidisciplinares da realidade contemporânea; acompanhar assuntos jurídico-político-econômico-sociais em evidência, especialmente no que diz respeito ao Poder Judiciário; encaminhar sugestões à Diretoria-Geral da EMERJ sobre cursos de extensão, palestras, convênios e seminários, presenciais ou virtuais, destinados à qualificação permanente da magistratura; intensificar o exame e o estudo de métodos inovadores para otimizar a prestação jurisdicional; dirigir sua atuação ao permanente aperfeiçoamento do Poder Judiciário e da sociedade em geral.
Saiba mais sobre os Fóruns Permanentes clicando aqui.
Confira os próximos eventos e inscreva-se clicando aqui.
Fotos: Maicon Souza
25 de maio de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)