Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

TJRJ publica edital do XLIX Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) publicou nessa quinta-feira (25) o edital do XLIX Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro. A organizadora da prova será a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). O período de inscrições estará aberto entre os dias 12 de junho e 13 de julho, com taxa de R$ 280. Os interessados deverão se candidatar através do site da Fundação Vunesp. A oferta de vagas é para o cargo inicial de juiz substituto do quadro de magistrados do TJRJ.

Recentemente, na busca por aperfeiçoar a preparação de seus alunos para o ingresso na magistratura, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) estabeleceu um novo paradigma no treinamento para concursos, com o lançamento do “Simulado EMERJ”.

Requisitos

Ter nacionalidade brasileira; estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares; ser bacharel em Direito há 3 anos, no mínimo, por instituição de ensino superior oficial ou reconhecida, com diploma registrado pelo Ministério da Educação; ter 3 anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso de Direito, na forma definida no art. 93, I da Constituição da República e na Resolução n.º 75/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comprovada por intermédio de documentos e certidões; ter aptidão física e mental pata o exercício das atribuições do cargo; não registrar atendentes criminais; não estar sendo processado, nem ter sofrido penalidades por prática de atos desabonadores no exercício profissional; ter até 65 anos à data de inscrição definitiva.

Atividades jurídicas segundo a Resolução n.º 75/2009 do CNJ

Atividade exercida com exclusividade por bacharel em Direito; exercício da advocacia, com participação anual mínima de 5 atos privativos de advogado em causas ou questões distintas; exercício de cargos, empregos e funções (inclusive magistério) que exigem o uso preponderante de conhecimento jurídico; exercício da função de conciliador junto ao Poder Judiciário por no mínimo 16 horas mensais e durante 1 ano; exercício de mediação ou de arbitragem na composição de litígios (16 horas, 1 ano).

Etapas de prova do XLIX Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro

Primeira etapa: prova objetiva eliminatória e classificatória (peso 1). Ao todo, serão 80 questões distribuídas em três blocos de matérias:

Bloco I: Direito Civil; Direito Processual Civil; Organização Judiciária; Direito do Consumidor; e Direito da Criança e do Adolescente.

Bloco II: Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Constitucional; e Direito Eleitoral.

Bloco III: Direito Empresarial; Direito Tributário; Direito Ambiental; Direito Administrativo; Noções Gerais de Direito e Formação Humanística e Direitos Humanos.

Segunda etapa: três provas escritas eliminatórias e classificatórias (peso 3 para cada prova). As avaliações terão possibilidade de consulta à legislação, desacompanhada de anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial. As provas práticas de sentença consistirão na lavratura de sentenças, uma de natureza cível e outra de natureza penal.

Terceira etapa: inscrição definitiva; avaliação física dos candidatos com deficiência; exame de sanidade física e mental; avaliação psicológica; sindicância da vida pregressa; e investigação social;

Quarta etapa: prova oral eliminatória e classificatória (peso 2). Na avaliação é feita uma arguição do candidato por membros da Comissão Examinadora, em sessão pública.

Quinta etapa: avaliação de títulos (peso 1).

Edital

Para acessar o edital, clique aqui.

 

26 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)