Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove palestras sobre “O Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sua aplicabilidade no Direito brasileiro”

Nesta terça-feira (30), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoveu o evento “O Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sua aplicabilidade no Direito brasileiro”. O encontro foi realizado pelo Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento aconteceu no Auditório Desembargador Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas Zoom e Youtube.

Abertura

O coordenador da reunião, o presidente do Fórum, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estádio de Sá (Unesa) e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesa, destacou na abertura: “Dentro dos espaços jurídicos e acadêmicos, o Brasil não conhece o Sistema Interamericano, o que é um absurdo, porque ele tem uma importância imensa, mas é um ilustre desconhecido de tribunais, magistrados e professores. Então a ideia do evento é falar do Sistema Interamericano como uma forma de divulgação, para que ele seja efetivamente reconhecido e tenha suas normas e decisões invocadas, citadas e aplicadas dentro do sistema brasileiro”.

Palestras

O membro do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da EMERJ, Carlos Eduardo Adriano Japiassú, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), coordenador do PPGD da Unesa e professor de Direito Penal da Uerj e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pontuou: “Eu insisto, conhecer o tema que estamos tratando hoje aqui é pensar em direitos humanos de maneira universal e olhar para frente, ou seja, olhar para o mundo que nós vamos construir, e que tem que ser baseado em valores e também num conjunto normativo protetivo de direitos. É isso que eu espero e gosto de sonhar”.

O membro honorário do Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados na Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA) Eduardo Manuel Val, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), coordenador adjunto do PPGD da Unesa e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) da UFF, reforçou: “Precisamos nos reeducar juridicamente e renovar a cultura jurídica que pertence a um passado que não tem retorno. Para isso, eu recomendo que todos passem a estudar, ler e analisar a jurisprudência da Corte Americana e tudo que hoje integra a produção jurídica do Sistema Interamericano nos direitos humanos”.

Demais participantes

A membra do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal da EMERJ, Mariana Weigert, membra honorária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do PPGD da Unesa, e o advogado Siddharta Legale, coordenador do Núcleo Interamericano de Direitos Humanos, doutor em Direito Internacional pela Uerj e professor do PPGDC da UFF, também participaram do evento.

Moderador

A moderação do debate ficou a cargo da defensora pública do Rio de Janeiro Ana Lúcia Tavares Ferreira, membra do Instituto Brasileiro de Execução Penal (IBEP) e doutora em Direito pela Uerj.  

Assista

Para assistir ao encontro na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=VW6HKA-8bXo

 

Fotos: Jenifer Santos

30 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)