Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ encerra processo de auditoria interna

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (31), a reunião de encerramento da auditoria interna da instituição.

“Foi uma semana de muito trabalho e muito aprendizado, ajustando e aparando as arestas”, afirmou a secretária-geral, Gabriela da Silva Rafael Carneiro, representando o diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, na reunião.

"Todos os departamentos estão efetivando uma nova proposta vinda das orientações do diretor-geral, mas tudo com muito apoio e respaldo”, completou o chefe de gabinete, Francisco Budal.

“Nosso processo de auditoria interna nos deu contribuições muito valiosas para o dia a dia da EMERJ e para nosso aperfeiçoamento”, ressaltou a representante da administração superior e assessora de Gestão Estratégica da Escola, Paula Fernanda Mello Lage de Souza.

O auditor líder, José Eduardo Serra Rufino destacou: “Nosso objetivo é sempre melhorar. O sistema de gestão é isso. Temos que ter controle e uma visão holística dos nossos processos para que possamos alcançar o resultado esperado e entregar o produto que, no caso da Escola, é a educação e o conhecimento, mas para que isso aconteça e chegue ao aluno, passa por todos os colaboradores. É uma engrenagem que precisa estar em harmonia e esse ponto, de integração e harmonia, eu gostaria de dar ênfase. Existe uma grande integração entre as equipes, e isso reflete o papel de gestão que o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo imprimiu nos processos. Isso é muito importante, a preocupação da integração dos processos para disponibilizar aquilo que é solicitado de forma correta, entregando o melhor produto àquele que é o mais interessado, que é o aluno”.

“Sempre temos algo a evoluir e precisamos ter a humildade de querer aprender. Esse interesse de aprender e se integrar ao sistema de gestão foi demonstrado. Essa é a essência da EMERJ. É uma nova gestão, mas o sistema existe, está maduro e continua caminhando”, concluiu o auditor líder.

 

A diretora do Departamento de Ensino, Bianca Oliveira de Farias, exaltou a conclusão do processo de auditoria interna: “Quando temos um outro olhar e percebemos o que está acontecendo, conseguimos identificar com mais clareza como podemos contribuir. É uma tarefa de todos nós. Não temos que pensar em departamentos, mas no sucesso da Escola como um todo. Foi ótimo ver o compromisso de todos com nosso objetivo de oferecer excelência e qualidade. Foi uma troca muito rica de saber e experiências. Temos a certeza de que conseguimos caminhar no rumo adequado”.

 

Auditoria interna

A auditoria interna da EMERJ foi realizada nas duas últimas semanas do mês de maio. O procedimento, conduzido com apenas três meses da gestão do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello, visa a primazia do processo de preparo da EMERJ para a auditoria de certificação da norma NBR ISO 9001. O objetivo foi avaliar todos os processos realizados na Escola, identificado possíveis não conformidades e desenvolvendo soluções relevantes para garantia do alinhamento com as metas, missão, valores e visão da EMERJ, promovendo a integridade, eficácia e adequação dos controles internos, simplificando tarefas e eliminando equívocos, aprimorando assim a governança.

Em todo o Brasil, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.

ISO 9001

A certificação atesta a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.

Política da qualidade da EMERJ

Buscar garantir a qualidade dos seus serviços educacionais pela efetividade e controle dos processos acadêmicos e administrativos por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para satisfação das partes interessadas, melhor atendimento aos usuários dos serviços e cumprimento dos requisitos aplicáveis.

Missão da EMERJ

Formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.

Visão de futuro da EMERJ

Ser reconhecida como escola de magistratura pela sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, com atuação transformadora na sociedade.

Valores da EMERJ

Abertura à sociedade; acesso à justiça; aprendizagem para transformação; celeridade; cultura colaborativa; efetividade; ética; imparcialidade; inovação; integridade; modernidade; probidade; responsabilidade social e ambiental; e transparência.

Demais participantes da reunião

Também estiveram presentes: a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Ana Cristina Willemann; a diretora da Divisão de Mídias Sociais, representando o Departamento de Comunicação Institucional, Caroline Mocho Ferreira; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Fernanda Santos; a diretora da Divisão de Apoio à Formação, representando o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Adriana Menezes de Andrade; o diretor do Departamento de Administração, Marcos Cesar Martins Medeiros; a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar, Elina Bussade dos Santos; e Claudio Heitor Vasconcellos de Ambrosio, diretor do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

Fotos: Maicon Souza

31 de maio de 2023

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)