Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá debate sobre “Constitucionalismo digital: contradições de um conceito impreciso”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá a 10ª reunião do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, com debates sobre “Constitucionalismo digital: contradições de um conceito impreciso”.

O evento acontecerá presencialmente no dia 06 de julho, às 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e terá transmissão via plataforma Zoom.

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Wagner Cinelli, mestre em Política Criminal pela London School of Economics and Political Science, realizará a abertura da reunião.

Palestrante

A palestrante será a juíza federal Jane Rei, professora associada de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Direito Público pela Uerj.

Debatedores

Serão debatedores no encontro: a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); a juíza Viviane Alonso Alkimin, mestre em Direito Público pela Universidade Clássica de Lisboa; o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Guilherme Braga Peña de Moraes, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor de Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF); a professora da UFF e da UVA Bárbara Gomes Lupetti, doutora em Direito pela Universidade Gama Filho; o professor da EMERJ e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1; e o professor de Justiça Criminal e Criminologia na University of the West of Scotland Cléssio Moura de Souza, doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck e pela Universidade de Freiburg na Alemanha. 

A pauta

Os limites e as possibilidades da liberdade de expressão são assuntos clássicos do constitucionalismo, gerando debates, por exemplo, desde o século 18. Por sua vez, a adição de robôs e de inteligência artificial modifica a esfera pública, gerando com frequência desinformação e fake news. A teoria constitucional sobre a liberdade de expressão não entende como completamente obsoletas as ponderações acerca desse direito fundamental antes do mundo alterado pela tecnologia digital.

Fonte: Conjur

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8342

 

12 de junho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)