Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ lança nova edição da revista “Direito em Movimento”

 

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) lançou nesta segunda-feira (12) o 21º volume da revista “Direito em Movimento – um outro Direito é possível”. A nova edição da publicação traz oito artigos, em português e espanhol, escritos por autores nacionais e estrangeiros.

A revista “Direito em Movimento” se apresenta na comunidade acadêmica com uma visão transdisciplinar do Direito, privilegiando a ampliação do conhecimento da cultura jurídica e da complexidade humana em relação aos conflitos sócio-jurídicos. A publicação, de periodicidade semestral, consiste em um repertório on-line de artigos diversos nos campos jurídico e disciplinas afins, visando facilitar sua divulgação em prol do diálogo profícuo entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras nas matérias pertinentes à sua linha de editoração.

“A nova edição do periódico é resultado do trabalho de consolidação das novas políticas de interlocução da EMERJ com acadêmicos estrangeiros, possibilitando, também no campo exógeno, o diálogo do Direito brasileiro com o Direito estrangeiro, bem como com outros saberes, trabalhando, portanto, com a ideia de interdisciplinaridade na internacionalização, temperando e movimentando a dogmática rígida do Direito em direção a outras e diferentes possibilidades, visões e paradigmas, e fazendo com que conhecimentos diversos possam unir-se e interrelacionar-se para ampliar os horizontes do ainda hoje hermético conhecimento jurídico. Estimulam-se, desse modo, a interlocução e o alargamento do conhecimento jurídico a partir da produção científica de núcleos, articulados em rede de cooperação, interna da própria instituição judiciária, e externa entre universidades, nacionais e estrangeiras, sempre buscando uma pluridisciplinaridade”, destaca a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, editora-chefe da revista, na apresentação do 21º volume da publicação.

Artigos e autores

Os artigos apresentados na nova edição da revista da EMERJ “Direito em movimento – um outro Direito é possível”, são:

I - “A liberdade e a lei na Constituição de São Tomé e Príncipe”, do juiz conselheiro do Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe Amaro Couto, professor de Direito Constitucional na Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e doutor em Direito pela Universidade de Direito, de Economia e de Ciências de Aix-Marseille.

II - “Trajetória histórica do constitucionalismo lusófono: o percurso dos países africanos de língua oficial portuguesa”, do jurista e professor Jonas Gentil, presidente do Fórum Permanente de Direito na Lusofonia, mestre em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) e investigador do Centre for Research on Law and Society (CEDIS) da UNL.

III - “O recurso de amparo e o seu lugar no ‘Direito Constitucional lusófono’”, de Kafft Kosta, membro do Fórum Permanente de Direito na Lusofonia, doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), ex-juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça de Guiné-Bissau e professor da FDUL e do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

IV - “Decisión judicial y teoria económica entre el pensamiento libertario y el igualitarismo”, do procurador-delegado da Procuradoria General de La Nacion da Colômbia, Edgar Andrés Quiroga Natale, pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Bolonha e em Direito pela Universidade Nacional da Colômbia; e da professora e pesquisadora Catherine Díaz Sanabria, mestra em Direitos Humanos pela Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e especialista em Justiça Constitucional e Proteção Jurisdicional dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Pisa e em Direito do Trabalho pela Universidade Nacional da Colômbia e diretora da pós-graduação em Direito da Universidade Santo Tomás.

V - “Desafios autuais na garantia dos direitos fundamentais no Brasil”, do membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) Guilherme Peña de Moraes, pós-Doutor em Direito Constitucional pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York (FU/NY) e professor de Direito Constitucional da EMERJ e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

VI - “O (des)respeito ao direito ao voto dos presos provisórios nas eleições de 2022”, de Antonio Baptista Gonçalves, pós-doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e em Ciência Jurídica pela Universidad de La Matanza.

VII - “Economia do compartilhamento: efetividade do Direito e (in)segurança”, do oficial de Registro Imobiliário, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas em Araçatuba, Marcelo Augusto Santana de Melo, doutor em Direito pela PUC-SP; e do oficial de Registro Imobiliário, Títulos e Documentos, Pessoas Jurídicas e Civil das Pessoas Naturais em Pirapozinho, Izaías Gomes Ferro Júnior, doutorando em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP).

VIII - “Debates sobre a terceirização e pós-fordismo: o caso da Lei nº. 11.442, de 2007”, de Fabio de Medina da Silva Gomes, doutor em Antropologia pela UFF e professor de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); e Wanise Cabral Silva, doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e professora de Direito da UFF.

Acesse na íntegra o 21º volume da revista “Direito em movimento – um outro Direito é possível” clicando aqui

Submeta seu artigo para a próxima edição

As publicações produzidas pela EMERJ, "Revista da EMERJ" e "Revista Direito em Movimento", receberam recentemente atualizações em seu sistema Open Journal System (OJS) e agora possuem interfaces mais atrativas, melhorando a experiência de leitura do usuário, além de maior facilidade para o gerenciamento, publicação e para os interessados em submeter artigos científicos relacionados aos diversos campos do Direito e áreas correlatas. Saiba mais e submeta seu artigo.

 

12 de junho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)