Com o objetivo de apresentar ao Órgão Especial o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, distribuiu aos desembargadores presentes na reunião 25 exemplares do documento que define a missão da Escola, a política pedagógica institucional e as estratégias para atingir suas metas e objetivos.
“O Plano de Desenvolvimento Institucional da EMERJ é um programa de administração quinquenal da Escola e um instrumento utilizado em todas as grandes instituições de ensino, que habilita esta instituição à pós-graduação em sentido estrito e a pós-graduação on-line, que estamos a trabalhar. O documento contém também as diretrizes político-pedagógicas que vão orientar as ações da EMERJ, a estrutura organizacional, as atividades acadêmicas e contou com a participação do corpo acadêmico da EMERJ e também dos servidores. É um documento que foge ao pessoalismo na administração”, destacou o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
E finalizou: “Em síntese, os benefícios principais desse Plano são: desenvolvimento da clareza dos objetivos da EMERJ, que, a despeito da sua autonomia, é um órgão deste Tribunal de Justiça; o alinhamento de expectativas da Escola com o TJRJ; a potencialização das nossas competências; e a consagração da reputação da EMERJ em nível nacional e internacional, não só dos fóruns permanentes, mas também na pós on-line, que buscamos aprovação junto ao MEC. Finalizo apenas agradecendo ao Órgão Especial que aprovou nosso organograma”.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
O PDI explicitado pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo apresenta as bases que engendram os pilares fundamentais da EMERJ, tais como: filosofia de trabalho, missão, diretrizes político-pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve e pretende desenvolver.
Na busca contínua pelo aperfeiçoamento da gestão, transparência e abertura da EMERJ, o Plano foi constituído com ampla e ativa participação da comunidade acadêmica, delineando com extremo cuidado um diagnóstico dos ambientes internos e externos, analisando os mais variados cenários vindouros e sua capacidade de desempenho organizacional para enfrentar e superar os desafios futuros. O documento sintetiza, assim, os princípios pedagógicos de base humanista e interdisciplinar nos quais a Escola se ampara, consolidados a partir da autoaprendizagem orientada, do estímulo à prática da pesquisa e da motivação ao pensamento crítico.
O PDI norteia as ações educativas da EMERJ, possibilitando o alcance com primazia de seus objetivos e metas institucionais, sistematizando e contextualizando as principais diretrizes e estratégias do processo educacional. O Plano tem o intuito de conduzir a Escola à excelência no cumprimento de sua missão: formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.
Com a construção do PDI, a EMERJ ratifica seu compromisso histórico e basilar com a qualidade, expandindo sua visão de mundo e de futuro, sempre pautada pela responsabilidade social, política, econômica e cultural que orienta a construção de sua trajetória.
13 de junho de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)