Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o XIX Processo de Seleção e Formação para a Monitoria Acadêmica, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), para as áreas de Direito Civil – Obrigações e Responsabilidade Civil; Direito Civil – parte geral e contratos; Direito da Criança e do Adolescente; Direito do Consumidor; e Direitos Humanos.
Processo de seleção
Público-alvo: o processo é destinado exclusivamente aos ex-alunos da EMERJ formados no curso de Especialização em Direito Público e Privado no período de 2017.1 a 2023.1. Aqueles que já participaram da terceira etapa dos processos seletivos ocorridos em 2022.2 e 2023.1, mas não foram selecionados, não poderão participar. Os interessados deverão enviar currículo e histórico da EMERJ impreterivelmente até o dia 30 de junho para o e-mail: emerj.dense@tjrj.jus.br. É indispensável mencionar em qual área do Direito entre as mencionadas acima o candidato deseja lecionar.
Primeira etapa: análise de documentação realizada por uma equipe interna da Escola responsável pela seleção;
Segunda etapa: candidatos com currículos selecionados serão convocados a participar de entrevistas on-line, entre 31 de julho e 10 de agosto, nas quais serão avaliados mediante critérios técnicos e objetivos para cada uma das áreas oferecidas;
Terceira etapa: os aprovados participarão de 15 encontros para treinamento, entre agosto e setembro, no turno da tarde. A data limite para divulgação dos nomes dos selecionados nessa última etapa é 01 de outubro. Os trabalhos docentes realizados pelos monitores acadêmicos ocorrerão à tarde.
Monitoria acadêmica
A monitoria acadêmica é uma atividade orientada pela avaliação continuada de seus participantes, visando o aperfeiçoamento da atividade docente presencial. Todo o processo é orientado pelo viés teórico da metodologia do caso concreto e pelos procedimentos de aula dialogada presencial, em consonância com o que há de mais moderno e eficiente na Pedagogia para o ensino do Direito em escolas de formação, tendo em vista a prestação de um serviço de excelência já consolidado pela EMERJ. A monitoria pretende oferecer reciclagem e atualização de conhecimentos aos alunos que assim desejarem. Trata-se de atividade complementar aos serviços oferecidos pela Escola, totalmente gratuita para os discentes e cujas aulas serão ministradas exclusivamente por ex-alunos, capacitados para monitoria, interessados em participar.
Para mais informações, acesse o edital na página 39 do Diário da Justiça Eletrônico.
16 de junho de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)