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“Inteligência artificial: oportunidade e desafios para a educação” será tema de encontro na EMERJ

O Fórum Permanente de Inovação do Poder Judiciário e do Ensino Jurídico, o Fórum Permanente da Justiça na Era Digital e o Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ), todos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizarão no dia 12 de julho, às 10h, o encontro “Inteligência artificial: oportunidade e desafios para a educação”.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e terá transmissão via plataforma Zoom.

Abertura

A abertura do encontro será realizada pela presidente do Fórum Permanente de Inovação do Poder Judiciário e do Ensino Jurídico, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e pelo presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital, desembargador Nagib Slaibi Filho, doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF).

Palestrantes

Palestrarão no evento: a juíza Daniela Bandeira de Freitas, mestra em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa; Paulo Roberto Boa Sorte Silva, coordenador do grupo de pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada na Universidade Federal do Sergipe (TECLA/UFS) e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Cláudia Franco Corrêa, coordenadora dos programas de mestrado e doutorado em Direito da UVA e doutora em Direito pela UGF; Anderson da Silva Soares, coordenador do curso de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Solange Ferreira de Moura, membra do Fórum Permanente de Inovação do Poder Judiciário e do Ensino Jurídico e doutora em Direito pela Unesa; Walter Capanema, membro do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital e coordenador do curso de extensão em Direito Digital e Proteção de Dados da EMERJ; Renato Opice Blum, professor coordenador da pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) e da Escola Paulista de Direito (EPD) e mestre em Business Administration pela Florida Christian University; e Danielle Monteiro, arquiteta de dados na Microsoft Brasil e mestra em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP).

Tema

 

Segundo Marcos Noll Barboza em sua coluna na Exame: “Um aluno trapaceiro pode até usar o ChatGPT para fazer o trabalho por ele, mas quais chances ele terá no mercado de trabalho agindo assim? Já o aluno interessado terá um mundo inesgotável de conhecimento ao seu alcance. Um professor pode ter uma atitude resistente, indo contra algo imparável, ou pode adotar a ferramenta para seu benefício próprio e de seus alunos. Enquanto sociedade, penso que devemos encarar a IA com cuidado, mas com curiosidade, compreendendo e refletindo sobre seus riscos e oportunidades. E debatendo o tema com profundidade e serenidade e, acima de tudo, com abertura a algo que pode fazer avançar a humanidade como nenhuma outra tecnologia. Afinal, a inteligência humana está por trás da inteligência artificial”.

Fonte: Exame

“A questão do emprego e do papel dos educadores também se torna um debate quando falamos da presença da Inteligência Artificial na educação. Fabrício Spricigo, pedagogo do campus Criciúma do IFSC e doutor em Educação pela Udesc com uma tese sobre as transformações da educação no contexto da sociedade 4.0, lembra que algumas instituições de ensino já adotam, por exemplo, robôs para a correção de provas de estudantes, o que pode reduzir postos de trabalho e prejudicar a qualidade do ensino. ‘Outra questão que assusta os professores é a questão do próprio plágio e da fonte. Se o estudante consulta suas produções textuais somente a partir dessa base de dados, como já temos o Google, o Chat GPT vem nesta mesma linha mas de modo mais aperfeiçoado, porque a Inteligência Artificial já faria esse trabalho [de conexão dos conteúdos], o que poderia ser utilizado de forma a burlar o sistema educativo, a forma como a avaliação é realizada hoje’, afirma.”

Fonte: IFSC

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8341

 

19 de junho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)