Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ participa de cerimônia de celebração da parceria entre o TJRJ e a Uerj

Representando a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), esteve presente na solenidade que celebrou uma década do estabelecimento da parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para elaboração e a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Poder Judiciário (PGRS).

Durante a cerimônia realizada no Salão Nobre do Tribunal, o reitor da Uerj Mario Sérgio Alves Carneiro entregou o relatório da revisão PGRS ao presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. O reitor da universidade ressaltou: “Essa ação da Uerj junto ao Tribunal de Justiça é extremamente importante. Temos incentivado que os nossos professores, dentro das suas especialidades, possam atuar em ações junto a diferentes órgãos e instituições.  O TJRJ tem um destaque, o que valoriza ainda mais o trabalho dos professores”.

Em atenção a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n. 12.305/2010 e em consonância com o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a revisão do Plano de Gerenciamento foi uma iniciativa da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), por meio da Divisão de Gestão Ambiental do Departamento de Sustentabilidade. O objetivo é reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades do TJRJ e dar adequada gestão aos resíduos gerados.

O relatório indicou oportunidades de melhoria no Plano, além de apresentar os pontos positivos já implementados, como destacou o coordenador do Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial da Uerj, Fernando Altino Rodrigues: “Um ponto positivo no Tribunal é a área socioambiental. Muitas ações relacionadas a recolhimento de materiais, reutilização e reciclagem trazem algum ganho para a sociedade, seja diretamente para uma cooperativa ou para a transformação em algum recurso financeiro destinado a uma ação filantrópica, por exemplo”.

Além do presidente do TJRJ, do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, do reitor da Uerj e do coordenador do Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial da universidade, estiveram presentes na cerimônia: o desembargador Luiz Márcio Victor Alves Pereira; a juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, auxiliar da Presidência; o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ, Antônio Francisco Ligiero; e as pesquisadoras da Uerj, Dilma Lacerda e Eduarda Athaíde. 

Para saber mais sobre debates relacionados ao meio-ambiente, fique atento aos eventos do Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da EMERJ clicando aqui.

 

Fotos: Rosane Naylor (TJRJ)

22 de junho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)