Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Emerj realiza webinar sobre “Reforma tributária”

O Fórum Permanente de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) realizou nesta segunda-feira (26), sua 94ª reunião com debates sobre “Reforma tributária”. O webinar teve transmissão via plataformas Zoom e Youtube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A presidente do Fórum, desembargadora Flávia Romano de Rezende, mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e coordenadora da Dívida Ativa das Varas com Competência em Dívida Ativa (Codat), destacou em sua fala de abertura: “Esse é um tema que preocupa todos nós e que vem sofrendo uma tramitação um pouco diferente. Recentemente, no dia 22, esse substitutivo da relatoria do deputado Agnaldo Ribeiro, foi apresentado esse parecer preliminar de plenário e parece que segue agora para uma tramitação bastante rápida, que deve ser apresentada para ser analisada já, pelo plenário da casa, na primeira semana de julho”.

Palestras

O procurador do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Tutungi Júnior, mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor da Escola Superior de Advocacia Pública do Estado do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR/PGE-RJ), ressaltou: “Mudarmos todo o sistema tributário, nesse momento, é uma situação que eu, pessoalmente, acho que é extremamente temerária. Mas por outro lado, se admitirmos que a reforma vai acontecer e será nessas bases, a forma de transição me pareceu coerente, porque vai com o tempo fazendo a transição de uns tributos para os outros. No entanto, coerente não significa que vai dar certo e pelo histórico que nós temos de alterações mais profundas, eu acho que essa reforma pode trazer muito mais litígio do que solução”.

“A impressão que dá é que querem uma resposta simples para um problema complexo, como se a reforma tributária fosse trazer uma resposta simples para um problema complexo que não se encerra simplesmente na alteração dos tributos. Eu acho que a questão é muito mais sobre política econômica e de arrecadação, fortalecimento das instituições, salto evolucionário da sociedade porque temos uma resistência ao recolhimento de tributos generalizados em todos os âmbitos da população e a reforma tributária não traz essa resposta”, reforçou a procuradora-chefe na Procuradoria da Dívida Ativa, Natália Faria, mestre em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Ana Carolina Monguilod, diretora da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), co-chair na WIN e professora do Instituto Superior de Ensino e Pesquisa (Insper), pontuou: “Eu concordo com o doutor Nicola e com a doutora Natália, o nosso sistema tributário não será melhorado do dia para a noite em função dessa reforma tributária. Na verdade, a melhora do nosso ambiente tributário depende de muitos outros fatores, assim como a melhora da nossa economia também depende de outras condições. O sistema tributário se faz no dia a dia, na prática”.

Debatedores

O vice-presidente do Fórum, Gustavo Brigagão, presidente nacional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), e o procurador do município do Rio de Janeiro Ricardo Almeida, mestre em Direito pela Uerj e professor da Pós-Graduação em Direito Financeiro e Tributário do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Uerj (Ceped/Uerj), também fizeram parte da mesa do encontro.

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WUhrpK3ilWM

 

Fotos: Maicon Souza

26 de junho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)