Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará curso “Temas de Direito Notarial e Registral”

Com 30 vagas disponíveis, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) abrirá inscrições para o curso de formação continuada “Temas de Direito Notarial e Registral”, com início previsto para o dia 4 de agosto. Serão, ao todo, 20 horas-aulas, com encontros presenciais nos dias 4 e 7 de agosto, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Já o período das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será nos dias 4 a 9 de agosto. O período de inscrições será entre os dias 3 de julho e 3 de agosto.

O curso, que ocorrerá de forma semipresencial, é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação e tutoria

A coordenação será do desembargador Eduardo Abreu Biondi, especialista em Direito Processual Civil, Direito Imobiliário e Responsabilidade Civil.

Objetivo

Ao final do curso, o magistrado estará apto a se posicionar diante das controvérsias de validade e capacidade para celebração de atos notariais, além de analisar a amplitude de utilização das atas notariais como prova nos processos de natureza cível e seu valor perante o contexto probatório. Em relação ao tema registral, o magistrado estará apto a analisar a amplitude dos atos notariais e registrais no âmbito do direito das famílias e sucessões, bem como a relevância do registro imobiliário nas demandas envolvendo disputas de imóveis.

Ementa do curso

Os temas que compõe a ementa do curso são: sistema eletrônico de registro público; atos notariais celebrados por pessoa com deficiência e por pessoa idosa; limites existenciais e patrimoniais em proteção da pessoa com deficiência e da pessoa idosa; o uso da ata notarial como prova processual; a amplitude dos pactos por escritura pública nas relações familiares e sucessórias; parentesco socioafetivo; contrato de convivência; registro do contrato de convivência e boa-fé objetiva; efeitos práticos e processuais do registro imobiliário  e procedimentos de averbação e registro.

Docentes 

Além do coordenador, integram o corpo docente do curso: o diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; a juíza Raquel Santos Pereira Chrispino; a advogada Daniela Galvão; o advogado Carlos Elias de Oliveira; a tabeliã Fernanda de Freitas Leitão; a advogada Rachel Louise Braga Delmás Leoni Lopes de Oliveira; o registrador imobiliário Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho; o advogado Antônio Ricardo Correa da Silva e o advogado Luiz Paulo Vieira de Carvalho.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://www3.tjrj.jus.br/idserverjus-front/#/login

 

28 de junho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)