Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Quarta Oficina de Literatura da EMERJ terá como tema “Mulheres negras na Literatura”

Em comemoração ao mês da consciência negra, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoverá a 4ª Oficina de Literatura da EMERJ, sobre o tema “Mulheres negras na Literatura”. A oficina será realizada nas terças-feiras de novembro (07, 14, 21 e 28) e na primeira terça-feira de dezembro (05), das 10h às 12h.

As aulas serão ministradas no modelo híbrido, com as atividades presenciais acontecendo na sede da EMERJ (Rua Dom Manuel, nº 25, 3º andar, sala 305). O evento cultural tem como público-alvo magistrados, servidores e alunos da Escola.

Os temas tratados nos cinco dias de encontros serão:

Aula 1 - 07/11 – “A escravidão em ‘Úrsula’”;

Aula 2 – 14/11 – “A revolta dos Malês em ‘Um defeito de cor’”;

Aula 3 – 21/11 – “A realidade classista em ‘Quarto de despejo’”;

Aula 4 – 28/11 - “O racismo em ‘O olho mais azul’”;

Aula 5 – 05/12 – “As escrevivências de Conceição Evaristo”.

Professora

A professora Roberta Araújo, mestra em Direito Criminalista e criadora do Canal Justa Causa, será a expositora das aulas.

O tema

“Durante muito tempo, a nossa literatura foi – e tem sido – organizada em torno de um conceito que é extremamente preconceituoso. Ele é racista, porque não reconhece essas produções que estão ancoradas principalmente na oralidade e que vêm das pessoas que têm graus de letramento mais baixos”.

Fonte: Cenpec

Saiba mais sobre autoras negras da literatura brasileira clicando aqui.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Para fazer parte da 4ª Oficina de Literatura da EMERJ é necessário manifestar interesse através do e-mail emerj.biblioecultura@tjrj.jus.br.

 

18 de setembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)