Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Curso “Revisitando os Aspectos Fundamentais da Judicatura Criminal” está com inscrições abertas

Com 50 vagas disponíveis, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada “Revisitando os Aspectos Fundamentais da Judicatura Criminal”, com início previsto para o dia 10 de maio.

Serão ao todo 20 horas-aulas, com encontros presenciais nos dias 10 e 13 de maio, das 9h às 18h. O período de inscrições irá até o dia 08 de maio.

O curso, que ocorrerá na EMERJ e via plataforma Moodle, é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação

A coordenação da formação será do desembargador Luiz Noronha Dantas, da 6ª Câmara Criminal, membro do Fórum Permanente de Direito Penal da EMERJ e formador pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Objetivo

O curso busca fornecer aos magistrados capacidade de reconhecer as questões mais complexas da prática criminal, valorando as jurisprudências discutidas e aplicando o conhecimento adquirido a partir da discussão dos casos concretos em suas decisões judiciais diárias.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Medidas cautelares, enumeração das Medidas Cautelares no CPP”; “Jurisprudência”; “Dosimetria da Pena”; “Linguagem e discurso na justificativa concreta do distanciamento da pena base do seu mínimo legal”; “Critérios objetivos e subjetivos utilizados”; “Súmulas e paradigmas dos Tribunais Superiores”; “Tribunal do Júri”; e “Seleção de jurados: necessidade de atualização compulsória do quadro”.

Docentes 

Além do desembargador Luiz Noronha Dantas, compõem o corpo docente do curso os desembargadores da 6ª Câmara Criminal: José Muiños Piñeiro Filho, presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira, formador pela ENFAM; e Fernando Antônio de Almeida.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de frequência nos encontros presenciais e 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

26 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)