Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ, EJE, EMARF e EJUD1 celebram Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica

“É uma alegria enorme estar aqui. Temos muito a compartilhar e mais questões afins do que possa parecer. Esse encontro é histórico, que tem muito a ser devolvido para a sociedade. Temos que nos aproximar da sociedade. A EMERJ tem os Fóruns Permanentes. A EMARF tem as comissões, com muita relação com nossos Fóruns Permanentes. Temos que dialogar e devolver à sociedade o tanto que recebemos”, destacou o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Nesta quinta-feira (09), a EMERJ, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE/RJ), a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica. A cerimônia aconteceu no Auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Assinado pelos magistrados representantes das instituições do Poder Judiciário, o acordo tem por objetivo o intercâmbio de informações, programas, projetos, pesquisas e ações de educação, com vistas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de magistrados e servidores envolvidos, mediante implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e atividades de interesses comuns, com atuação integrada das Escolas da Magistratura e Escolas Judiciais, aumentando as opções de cursos e palestras, colaborando para o aperfeiçoamento técnico dos desembargadores e juízes.

O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRF-2, frisou: “É uma imensa alegria hoje, passados 35 anos da constituição da EMERJ, podermos estar aqui reunidos os quatro representantes das Escolas da Magistratura e das Escolas Judiciais sediadas no estado do Rio de Janeiro. Para nós, que temos esse contato e vivência no âmbito das Escolas, me parece um momento ímpar, que vem coroar essa trajetória de cada vez mais integração e atuação cooperada entre os quatro tribunais localizados no Rio de Janeiro. Por ora, esperamos que no futuro, possamos contar também com a Justiça Militar se agregando ao Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (FOJURJ)”.

O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo salientou: “Esse encontro tem efeito ‘ex tunc’. Ontem, recebemos na EMERJ a EMARF e já acertamos uma etapa dessa cooperação. A EMARF nos brindará com o curso de Teoria dos Precedentes no Direito Tributário, que já foi realizado pela EMARF com muito sucesso. Na Justiça estadual temos uma carência muito grande do Direito Tributário, em primeira e segunda instância, isso é inegável. Esse curso, pela relação que temos com os tributos estaduais, a única coisa que solicitei foi que adequasse a formação aos tributos estaduais e municipais. É um singelo exemplo do que podemos construir. E temos na EMERJ cursos que podemos trazer para todas as Escolas. Que esse encontro prossiga e seja muito profícuo. É o que desejamos na EMERJ”.

“Estamos aqui com muita honra, comemorando mais um momento de cooperação entre os nossos tribunais, com a ideia de permanecer em conjunto, sobretudo com relação às Escolas e pesquisas. Isso é algo que beneficia todos os lados do Judiciário e não apenas uma das portas”, pontuou o desembargador Cesar Marques de Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).

O desembargador José Luís Campos Xavier, vice-diretor da EJUD1, reforçou: “Estamos aqui hoje com todos os componentes do Sistema Judiciário alinhados e trabalhando em conjunto. Essa sintonia vai, no decorrer dos próximos anos, fazer toda a diferença para o próprio Poder Judiciário. Os tribunais do estado do Rio de Janeiro estão de parabéns. Hoje é um momento histórico da união e cooperação do Poder Judiciário. Temos que trabalhar muito para que esse evento se eternize”.

“Acho que vamos criar aquela concepção de sinergia. Acho que essa é a palavra-chave. Porque temos vários cursos e vamos agora poder ofertar um número muito maior, disponibilizados de forma gratuita, para todos os nossos magistrados do Rio de Janeiro. É o início de uma oportunidade ímpar que estamos tendo. Hoje é a primeira pedra, que vai se expandir cada vez mais, com mais ideias”, declarou em sequência o desembargador federal Reis Friede, diretor-geral da EMARF.

O desembargador João Ziraldo Maia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), afirmou: “Sempre me incomodava ver os tribunais funcionando estanques. Falamos da importância que tem esses primeiros passos e é preciso lembrar do desembargador Cláudio Vianna, que deu o primeiro passo na questão das Escolas da Magistratura aqui no nosso estado e no Brasil. Hoje, a EMERJ é a realidade que conhecemos há 35 anos. Já temos identificados e alinhados diversos projetos em que podemos trabalhar juntos, claro que apoiando e entendendo a especificidade de cada um dos ramos da justiça. Tenho certeza que daqui alguns anos vamos parar, olhar para trás e ficarmos felizes de termos sido os precursores desse momento celebrado aqui”.

“Essa comunhão de esforços é muito importante não apenas pela intersecção de interesses que os vários ramos da Justiça têm, mas pela necessidade muito grande que temos de contar com a sociedade. Esse compartilhamento de esforços é o que vai nos permitir ampliar os braços das Escolas para que possam alcançar todos os seus objetivos”, disse o desembargador eleitoral Bruno Vinícius da Ros Bodart da Costa, vice-diretor da EJE/RJ.

O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama encerrou a solenidade: “Este é um dia muito especial no percurso que cada vez mais sedimentamos do desenvolvimento das atividades e ações em parceria, no âmbito do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro. É uma iniciativa inédita. Várias são as ações possíveis de serem realizadas nesse Termo de Cooperação, sendo uma delas a realização de eventos acadêmicos que propiciem debate e discussões sobre cooperação. Já foi marcado o primeiro evento integrado entre as quatro Escolas, com a realização do curso de Cooperação Judiciária, em dezembro, cujo objetivo já é difundir os fundamentos da cooperação judiciária a partir de pesquisas e estudos teóricos, bem como de práticas cooperativas já identificadas no Sistema de Justiça brasileiro. Como consequência natural desse Termo de Cooperação, haverá a criação de um Grupo de Trabalho, um Comitê, formado por profissionais, magistrados e servidores, das quatro Escolas, para desenvolver atividades de planejamento quanto aos cursos, seminários e workshops a serem desenvolvidos no bojo da integração entre as Escolas. Não apenas é visível a importância das visões plurais de cada segmento do Poder Judiciário sobre temas comuns, como também a racionalidade de compartilhamento de atividade de capacitação, evitando gastos e esforços desnecessários. Com base nessa cooperação, as quatro Escolas poderão desenvolver um mesmo curso, contando com a contribuição dos quatro corpos pedagógicos e científicos. A cooperação, a colaboração e a solidariedade levam à união das pessoas e das instituições, e unidos somos mais fortes, para buscarmos uma sociedade efetivamente mais livre, justa e solidária, conforme apregoou o Artigo 3º, inciso 1, da Constituição Federal. A integração das quatro Escolas, formalizada hoje, representa um importante passo no Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro e, tenho certeza, trará muitos frutos para a sociedade fluminense, facilitando ainda mais o acesso à justiça, aumentando a celeridade e eficiência da prestação jurisdicional e aperfeiçoando as atividades administrativas, em realizações e ações, iluminadas pelo cumprimento dos direitos humanos e fundamentais injungidos na Carta Constitucional, que como a EMERJ, recentemente completou 35 anos de existência”.

Demais participantes

Também estiveram presentes na cerimônia para selar o acordo entre as instituições: o desembargador federal Luiz Antônio Soares, diretor de intercâmbio e difusão da EMARF; o desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, corregedor do Trabalho da 1ª Região; e a desembargadora Flávia Romano de Rezende, presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário da EMERJ.

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=pAQ8qM4x8tY

 

Fotos: Jenifer Santos

09 de novembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)