Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ participa do encontro “Conversa com o Judiciário”

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, representou a Escola nesta sexta-feira (10) no encontro “Conversa com o Judiciário”, que teve a presença de diversas autoridades, dentre elas: o excelentíssimo ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Mauro Martins, conselheiro do CNJ, e Luiz Zveiter, decano e presidente do TJRJ no biênio 2009/2010; a juíza Eunice Haddad, presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ); e o secretário de Estado da Casa Civil Nicola Miccione.

A reunião, realizada pela Revista Justiça & Cidadania, em parceria com a EMERJ e a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado (Semove), debateu o tema “Investimentos nos transportes públicos no Rio de Janeiro”. O ponto cardinal do encontro, promovido na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, foi aprofundar a discussão pela ótica do Judiciário sobre assunto de grande impacto econômico e social.

“Esse tema tem trazido diversas demandas ao Judiciário, algo que não acontecia antigamente. Eventos como esse são importantes e dialogam com questões aflitivas da nossa sociedade”, destacou o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, que frisou o fato de que, desde 2015, o transporte passou a ser, constitucionalmente, um como direito social fundamental, com o advento da Emenda Constitucional nº. 90.

O ministro do STJ Luís Felipe Salomão reforçou: “O transporte é simbólico porque tem a ver com um sonho da humanidade, que é o direito de ir e vir. Por ter a ideia de liberdade, também lida com outro fator que é a medida do tempo, ao se transportar de um lugar para o outro. Isso é o que torna desafiador a nossa função, de magistrados, para apreciar um tema jurídico tão relevante”.

 “A mobilidade urbana merece a atenção de todos, incluindo a Justiça, como parte integrante do Estado”, pontuou o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

 

Foto: Jenifer Santos

10 de novembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)