Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Terceira turma do Curso de Especialização em “Justiça Multiportas” está com inscrições abertas

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu as inscrições para a terceira turma do Curso de Especialização em “Justiça Multiportas”, com início previsto para o dia 15 de abril.

Serão ao todo 360 horas-aulas, com encontros presenciais às segundas e quartas-feiras, das 08h às 12h. O período de inscrições irá até o dia 08 de abril ou preenchimento total das vagas disponibilizadas e os 10 primeiros alunos inscritos terão 50% de desconto na primeira parcela da formação.

O curso, em nível de pós-graduação latu sensu, será realizado de forma presencial e via plataforma Moodle e é destinado a profissionais com formação em nível superior, com atuação ou interesse de atualização na área da Justiça Multiportas (Meios Adequados de Solução de Conflitos).

Coordenação

O presidente do Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, desembargador César Felipe Cury, presidente do Conselho Administrativo da Escola de Mediação (EMEDI) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), ambos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e a advogada Daniela Muniz Bezerra de Melo, formadora pela ENFAM, professora de Direito Processual Civil no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e na EMERJ, doutoranda em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Baiana de Direito (FBD), serão os coordenadores do curso.

O curso

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em levantamento estatístico de outubro de 2022, no Brasil, o tempo médio entre o início de um processo e o primeiro julgamento é de 687 dias, o que equivale a um ano e oito meses.

Por essa razão, para que a Justiça seja mais célere, o Judiciário brasileiro tem adotado o sistema multiportas, com a proposta de oferecer outras modalidades de tratamentos e soluções de conflitos, seja de modo preventivo ou durante o processo judicial. A inovação do modelo se dá devido à existência de outras metodologias mais adequadas a cada tipo de caso, ao contrário do que ocorre na Justiça tradicional.

“Se não bastassem as dificuldades que o Poder Judiciário tem de responder às demandas da sociedade, que clama por justiça, já estaria justificada a existência dessa pós-graduação em Justiça Multiportas pela necessidade de termos profissionais qualificados nessa ciência, que eu diria que é uma ciência contemporânea, dos novos tempos. São novos tempos de distribuição de justiça. A sociedade espera outra coisa”, destaca o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

O desembargador César Felipe Cury frisa: “Esse é um curso de magnânima profundidade e instaura todas as condições para que vocês possam continuar o desenvolvimento intelectual, e por via dele o desenvolvimento moral, intersubjetivo, relacional, profissional. Essa formação com certeza proporcionou todas as condições de base para que possamos subir novos degraus”. 

“Esse é um curso que acolhe e reúne diversas formações, porque o sistema Multiportas trabalha em qualquer ambiente, na solução e na prevenção de conflitos”, pontua a advogada Daniela Muniz Bezerra de Melo. 

Ementa da formação

Serão oferecidos 09 módulos durante o curso: “Dimensões de um sistema multiportas”; “Trabalhando o conflito”; “Ferramentas multiportas I: autocomposição”; “Atores e marcha na mediação”; “Heterocomposição: tratamento da Justiça, arbitragem, tribunais administrativos”; “Ferramentas multiportas II”; “Mediação em espécie I”; “Mediação em espécie II e Justiça Restaurativa”; e “Metodologia da pesquisa e didática do ensino superior”.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam r frequência mínima de 75%, aproveitamento igual ou superior à nota 7,0 (sete) em cada módulo e avaliação com aproveitamento igual ou superior à nota 7,0 (sete) no Trabalho de Conclusão do Curso.

Inscrição

https://emerj.tjrj.jus.br/curso/9/193

 

30 de novembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)